Depois da série, Chernobyl torna-se moda de Instagram

Procurar
Close this search box.

Depois da série, Chernobyl torna-se moda de Instagram

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

O resultado são as fotografias típicas desta rede social num cenário absolutamente distópico.

Os tempos mudam cada vez mais rápido e as novas modas sucedem-se a um ritmo alucinante, contudo, tudo parece estar cada vez mais previsível. Em síntese, parece que tudo tende a tornar-se mais tarde ou mais cedo cenário para uma fotografia de Instagram ou pretexto para a presença de um influencer. Podemos dizê-lo dos festivais de música que vão perdendo a sua essência à medida que se transformam em feiras de vaidades, ou de símbolos históricos como os Memoriais do Holocausto onde se acumulam dezenas de fotografias turísticas sorridentes ou… da última grande moda: Prypiat e Chernobyl.

https://twitter.com/komacore/status/1137692054899908608?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1137692054899908608&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.dazeddigital.com%2Flife-culture%2Farticle%2F44832%2F1%2Finfluencers-stop-using-chernobyl-for-instagram-likes-hbo

Depois da estrondosa série da HBO, Chernobyl, ter voltado a colocar o desastre da Central Nuclear na ordem do dia — não do ponto de vista histórico, mas do ponto de vista mediático — no instagram tem sido possível testemunhar uma autêntica corrida à cidade onde decorre toda a acção. O resultado são as fotografias típicas desta rede social num cenário absolutamente distópico, resultado da explosão sobejamente conhecida.

Se por um lado fotografias e reportagens destes locais podem trazer nuances à história que continua por contar ou simplesmente incentivar à reflexão, este tipo de aproveitamento mediático levado a cabo pelos influencers com mais seguidores do mundo é uma espécie de estratégia de crescimento para as suas contas. Ao irem até locais mediáticos, associados a palavras específicas especialmente utilizadas por esta altura nas redes sociais, estes instagrammers procuram que o algoritmo, incapaz de distinguir o teor do conteúdo, beneficie as suas fotografias por serem num sítio da moda.

https://shifter.sapo.pt/2018/02/chernobyl-fotogaleria/

Contudo, as reações humanas são geralmente mais sensatas e, neste caso, como nos outros mencionados, a onda de críticas a quem pousa para estas fotografias ignorando ou até desrespeitando o peso de cada contexto é uma constante nos comentários. A corrida turística ao local e as selfies impróprias atingiram um nível que até Craig Mazin, escritor da série fez um tweet a pedir a quem visita o local para que o respeite e se lembre do que lá se passou antes de tirar mais uma fotografia banal ou provocadora.

https://twitter.com/clmazin/status/1138576162781683712

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt