Matrix estreou há 20 anos. E depois tudo mudou

Procurar
Close this search box.

Matrix estreou há 20 anos. E depois tudo mudou

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Em Junho de 1999 chegou às salas portuguesas o filme que viria a mudar a forma como olhamos para o cinema de acção.

1999 foi um ano particularmente interessante na história recente do cinema. Com filmes como Sexto Sentido ou Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, é fácil encontrar um filme estreado nesse ano que tenha de algum modo marcado um género específico.

Mas o maior legado cinematográfico do último ano do século XX foi provavelmente o Matrix. O filme das irmãs Wachowski chegou a Portugal em Junho de 1999 e influenciado pela estética dos filmes de animação japoneses e pelo cinema de acção de Hong Kong, mudou para sempre o cinema de acção norte-americano.

Neste vídeo, vamos seguir o coelho branco e tentar descobrir um pouco mais sobre o que se esconde por detrás do Matrix, das influências ao legado.

(Nota: este vídeo é da autoria de J.B. Martins e foi produzido para o canal de cinema Cineblog no YouTube, e é aqui partilhado com a devida autorização.)

Índice

  • Cineblog

    Canal de cinema a 24fps que não necessita de óculos 3D. O CINEBLOG nasceu como um blogue de cinema português em 2003, criado por J.B.Martins, mas deu recentemente o salto para o YouTube. É um projeto pessoal totalmente independente movido apenas pela paixão pelo cinema, que pretende pensar e refletir sobre a sétima arte.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt