Radiohead foram hackados mas acabaram por surpreender o hacker

Alguém, ainda não identificado, terá roubado ou acedido sem autorização a um dos mini-discs de Thom Yorke e queria 150 mil dólares para não divulgar o conteúdo.

radiohead hack imagem

A história é curta e não tem muito que se lhe diga, ainda assim merece menção pela reação disruptiva da banda anunciada num post no seu Facebook há poucas horas.

Alguém, ainda não identificado, terá roubado ou acedido sem autorização a um dos mini-discs de Thom Yorke com registos de áudio entre 1995 e 1998; em sequência dessa invasão teve acesso a algumas horas de gravações da altura de OK Computer pelas quais, segundo a banda reporta na publicação, estaria a pedir 150 mil dólares

We got hacked last week – someone stole Thom’s minidisk archive from around the time of OK Computer, and reportedly…

Publicado por Radiohead em Terça-feira, 11 de junho de 2019

O hacker quereria 150 mil dólares como forma de pagamento para não divulgar nenhuma das gravações online e, mesmo se à partida esse valor não fosse propriamente proibitivo para uma banda desta dimensão, os britânicos decidiram mais uma vez surpreender tudo e todos em nome dos seus fãs. Se em 2007 lançaram um disco online e gratuitamente em modo paga-o-que-quiseres, desta vez adiantaram-se ao hacker e disponibilizaram todos os ficheiros em questão na sua página de bandcamp.

O resultado é uma colectânea digital de áudios que na sua maioria nunca vieram a público e que provavelmente nunca viriam, não fosse o hacker entrar em cena, e que estão agora à venda na página da banda por 18 libras apenas por 18 dias — um valor acima do habitual para discos mas que se pode justificar pela raridade das gravações e pela sua dimensão; no total são quase 2GB de material que o próprio Thom classifica no bandcamp como “não muito interessante”.

A banda deixa a questão: Por 18 libras, nos próximos 18 dias, os fãs terão a hipótese de avaliar por si próprios se o material roubado valeria ou não o preço exigido pelo hacker. Alguns reagiram queixando-se do preço da promoção mas outros viram na iniciativa da banda uma forma única de ter acesso a registos únicos do processo de criação da banda. De qualquer forma o dinheiro que a banda receber pela venda deste registo será, segundo contam, entregue ao grupo de activistas Exctintion Rebellion.