Telegram quer pôr-te a falar com quem está perto de ti

Sabes aquele momento em que conheces alguém e queres ficar com o contacto dessa pessoa? Bem, o Telegram tem uma solução simples e prática para esse processo.

 

Trocar contactos com alguém que acabaste de conhecer nem sempre é a tarefa mais fluída. Sim, podes abrir a aplicação de contactos do teu telemóvel e adicionar o número e nome da outra pessoa; ou dar-lhe um toque. Mas às vezes querem é ficar com o contacto um do outro para poderem falar no Messenger, WhatsApp ou Telegram, por exemplo.

O Messenger, do Facebook, tem aquela ideia do código QR que serve de ID pessoal: basta digitalizares o código da outra pessoa e… bam! ficas com o contacto dela. Em alternativa, podes pesquisar o respectivo nome na app mas, desta forma, podem aparecer-te várias pessoas com o nome igual. Já o WhatsApp, também do Facebook, não te permite adicionar um novo contacto através da aplicação; tens de ir à lista do teu telefone, adicionar o nome e o número da pessoa e depois reabrir o WhatsApp.

Agora foi a vez do Telegram, eterno concorrente, apresentar a sua versão alternativa. Só tens de estar perto da outra pessoa e ambos com a respectiva aplicação aberta na opção “Add People Nearby”, que podem encontrar na secção Contactos. Vai aparecer-vos o nome um do outro, basta clicar, adicionar e começar a falar!

“Esta funcionalidade é especialmente útil quando várias pessoas se encontram para fazer a dança toma-o-meu-número”, lê-se no blogue do Telegram. De notar que a opção “Add People Nearby” não é um perigo de privacidade, uma vez que os contactos só aparecem listados se as pessoas estiverem próximas e com a janela aberta no seu telemóvel.

A possibilidade de adicionar pessoas que estejam perto desta forma tão simples é apenas uma das novidades que o Telegram está a introduzir na actualização 5.8, disponível para iOS e Android. O Telegram está a tirar partido da nossa geolocalização noutra vertente: Os chats locais. Agora é possível criar um grupo no Telegram para a tua cidade, bairro, escola, evento, loja, etc. As pessoas que quiserem encontrar esses grupos só precisam de ir à secção “Add People Nearby”; aí vão encontrar uma lista dos chats já criados e podem criar um novo.

Os grupos locais são uma novidade ainda recente do Telegram, mas numa experiência rápida na nossa aplicação – estamos em Lisboa – encontrámos dois grupos com o nome da capital portuguesa, um grupo criado por alguém na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e um grupo também do Sport Lisboa e Benfica, que algum adepto terá criado.

Estas duas actualizações do Telegram aproximam um pouco mais os mundos digital e físico; e, de facto, existem oportunidades ainda por explorar neste campo. Mas há mais novidades na versão 5.8 que podes conhecer em detalhe no blogue da aplicação, como a possibilidade de transferir o ownership de grupos para outro utilizador ou uma melhor forma para gerir as notificações que queremos ou não receber de cada pessoa.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.