Grande conferência dedicada ao WordPress será no Porto e procura organizadores

Será entre os dias 4 e 6 de Junho na Super Bock Arena, antigo Pavilhão Rosa Mota.

O WordCamp EU, grande conferência dedicada ao WordPress em solo Europeu decorreu este fim de semana, entre os dias 20 e 22 de Junho em Berlim juntando dezenas de oradores e entusiastas da plataforma aberta de gestão de conteúdo online. Contudo, a grande notícia para a comunidade portuguesa estaria reservada para o final. Finda a edição de 2019, foi anunciado que em 2020 será o Porto a acolher a conferência.

Será entre os dias 4 e 6 de Junho na Super Bock Arena, antigo Pavilhão Rosa Mota, nos jardins do Palácio de Cristal, que a comunidade de WordPress se reunirá em 2020 para discutir as novidades e avanços da plataforma e do respectivo ecossistema.

Os responsáveis do evento, que vive do espírito de partilha e cooperação, que de resto também caracteriza a plataforma, já fizeram uma primeira publicação no blogue dedicado à próxima edição, solicitando a inscrição de voluntários que possam ajudar na organização do certame em solo nacional. O evento é organizado com o esforço e envolvimento da comunidade supervisionada pela organização central. Até ao dia 15 de Julho quem quiser fazer parte de uma das 10 equipas de organização do evento pode enviar a sua candidatura. A organização propriamente dita arranca em Setembro desde ano e contempla reuniões semanais ou bi-semanais até Junho de 2020.

As três principais áreas de foco a melhorar na organização são o orçamento, a logística e a comunicação. De resto, no blogpost, fica indelével o espírito em que a organização e o evento decorrem. Não há uma pré-definição da forma como o festival deve ser organizado; para além das guidelines centrais do evento e daquilo que tem de acontecer – já está marcada a After Party para o dia 6 de Junho com vinho do Porto como grande atracção –, os organizadores contam com as habilidades e as paixões de cada um para conduzir o evento a bom porto.

O WordCamp Europa 2020 terá mais de 2200 participantes que chegarão de todas as partes do mundo mas, em particular, dos vários países da Europa. O Porto segue-se a Berlim (Alemanha), Belgrado (Sérvia), Paris (França), Viena (Áustria), Sevilha (Espanha), Sofia (Bulgária) e Leiden (Holanda) na organização do encontro.