Este site tem a interface mais irritante possível

Procurar
Close this search box.

Este site tem a interface mais irritante possível

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

É um site propositadamente mal feito que nos mostra a importância do design de interfaces.

Foi uma evolução mais ou menos natural mas sem nos apercebermos as nossas cabeças ganharam uma espécie de habilidade natural para responder intuitivamente a certas pistas visuais. Este fenómeno é fruto da existência de padrões de interface que se repetem deixando marcas na nossa cabeça – fazemo-lo para que da próxima vez possamos responder mais naturalmente e sem ter de raciocinar tanto.

Ao sistematizar os habituais correspondentes gráficos às acções que desempenhamos online, criámos uma espécie de gramática visual das interacções online que nos vão sendo pedidas e que normalmente já não consciencializamos. A verdade é que para o bem ou para o mal esta memorização é mais do que evidente e este site, propositadamente mal feito, prova-o por completo.

Se por um lado este tipo de lógica criada pelo cérebro permite que sejamos mais eficientes e percamos menos tempo nas nossas interacções diárias, também é interessante reflectir como esta ‘gramática’ visual nos induz em certos comportamentos, fazendo-os parecer naturais ou até óbvios – por exemplo, carregar no botão colorido por baixo do formulário.

É que para além de existir nas nossas cabeças, esta gramática existe e é testada todos os dias e um pouco por todo o mundo pelas empresas que gerem propriedades online com mais visitas, o que lhes permite testar e iterar diversas soluções, tirando conclusões sobre qual a linguagem que gera uma resposta mais célere e eficiente.

Experimenta aqui.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt