Anúncio irónico questiona poderio da Google

Procurar
Close this search box.

Anúncio irónico questiona poderio da Google

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

“Somos obrigados a pagar se queremos ser encontrados.”

Quando o motor de busca mais popular da internet mostra, antes dos resultados orgânicos, quatro anúncios patrocinados que ofuscam um determinado produto ou serviço, não é uma situação justa para esse negócio. Este terá sido o caso com que Jason Fried, CEO do Basecamp, se deparou, e que levou a empresa a fazer um anúncio reaccionário.

O Basecamp é uma plataforma que, tal como o Slack, promete eliminar o e-mail do contexto laboral, sendo que, ao contrário do Slack, serve para mais coisas além de conversar. Ao googlar “Basecamp” – afirma Jason Fried –, os internautas iriam encontrar quatro anúncios pagos antes de qualquer resultado sobre o seu produto.

“Somos obrigados a pagar se queremos ser encontrados”, escreveu o executivo no Twitter. “É um abalo. É um suborno.” Em resposta a esta situação, o Basecamp decidiu publicar um anúncio irónico no Google – “Não queríamos correr este anúncio”, lê-se, segundo a imagem partilhada por Jason.

Nas respostas ao tweet de Jason, alguns empreendedores e artistas falam na vantagem que o Basecamp ainda tem por conseguir sequer pagar um anúncio, algo que não é possível para quem está a começar um negócio ou para muitos criadores independentes.

https://twitter.com/Moe_NYC/status/1168991298847723520

https://twitter.com/reckless/status/1169225064329469952

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt