Anúncio irónico questiona poderio da Google

Anúncio irónico questiona poderio da Google

“Somos obrigados a pagar se queremos ser encontrados.”

Quando o motor de busca mais popular da internet mostra, antes dos resultados orgânicos, quatro anúncios patrocinados que ofuscam um determinado produto ou serviço, não é uma situação justa para esse negócio. Este terá sido o caso com que Jason Fried, CEO do Basecamp, se deparou, e que levou a empresa a fazer um anúncio reaccionário.

O Basecamp é uma plataforma que, tal como o Slack, promete eliminar o e-mail do contexto laboral, sendo que, ao contrário do Slack, serve para mais coisas além de conversar. Ao googlar “Basecamp” – afirma Jason Fried –, os internautas iriam encontrar quatro anúncios pagos antes de qualquer resultado sobre o seu produto.

“Somos obrigados a pagar se queremos ser encontrados”, escreveu o executivo no Twitter. “É um abalo. É um suborno.” Em resposta a esta situação, o Basecamp decidiu publicar um anúncio irónico no Google – “Não queríamos correr este anúncio”, lê-se, segundo a imagem partilhada por Jason.

Nas respostas ao tweet de Jason, alguns empreendedores e artistas falam na vantagem que o Basecamp ainda tem por conseguir sequer pagar um anúncio, algo que não é possível para quem está a começar um negócio ou para muitos criadores independentes.

https://twitter.com/Moe_NYC/status/1168991298847723520

https://twitter.com/reckless/status/1169225064329469952

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt