Código open-source trava homens que tentem destruir áreas protegidas como a Amazónia

Inspirado pela calamidade que é o desflorestamento da Amazónia, o ‘Código da Consciência’ é um código que pode ser instalado em maquinaria pesada para impedir o seu uso em áreas protegidas.

Codigo-da-Consciencia-Amazónia

Inspirado pela calamidade que é o desflorestamento da Amazónia, o publicitário português Hugo Veiga que reside em São Paulo e a sua agência AKQA criaram uma ideia open source que pode ajudar a proteger a áreas protegidas como a da floresta sul americana. Chamam-lhe ‘Código da Consciência’ e a premissa é simples: “é difícil parar os homens, mas podemos parar as máquinas que eles usam”.

O ‘Código da Consciência’ é um código informático que pode ser instalado em maquinaria pesada para impedir o seu uso em áreas protegidas. Ou seja, por exemplo, se uma máquina com esse software instalado entrar na Amazónia imediatamente irá parar de funcionar. “O código é gratuito e está disponível para adaptação à todas as fabricantes”, lê-se no site do projecto, onde se informa que as entidades interessadas podem ter acesso ao software através do e-mail contact@codeofconscience.org.

Code of Conscience – Raoni Metuktire

É difícil impedir os homens de destruírem nossas florestas, mas podemos parar as máquinas que eles usam. Saiba mais em CodigoDaConsciencia.org. #CodigoDaConsciencia

Publicado por Code Of Conscience em Quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Segundo o que é explicado no site, o código usa uma base de dados da ONU com todas as áreas protegidas a nível mundial e que é constantemente actualizada por ONGs, governos e comunidades locais; através do GPS, o sistema detecta quando as máquinas entram em uma área onde não deveriam estar; ao entrar ilegalmente nessa área, o motorista dessa máquina recebe uma notificação e, se continuar a avançar, a máquina pode mesmo ser desactivada automaticamente.

Um [escudo digital] para o meio ambiente.

Hoje, apesar do status de proteção, um terço das reservas naturais estão sob ameaça da ação humana. É difícil impedir os homens de destruir nosso planeta, mas podemos parar as máquinas que eles usam. Em colaboração com ONGs e empresas ao redor do mundo, lançamos um software que limita o uso de veículos pesados em áreas protegidas.”

O código é instalado nas máquinas através de um pequeno chip que tem GPS (para ser possível saber a localização exacta da máquina no mapa), conectividade 4G (para ir buscar a base de dados actualizada sobre as áreas protegidas), e armazenamento de dados (para armazenar o software para guardar uma cache da base de dados para os momentos em que não há ligação à net).

No site do ‘Código da Consciência’ pede-se às empresas, fabricantes de máquinas e governos para adoptarem a iniciativa; já 11 entidades o fizeram de acordo com a informação divulgada. O vídeo da campanha de divulgação do ‘Código da Consciência’ conta com a presença de Raoni Metuktire, proposto por um grupo de antropólogos e de ambientalistas para Nobel da Paz de 2020.