LaptopFriendly: o site que te diz os melhores sítios para trabalhar com o portátil

LaptopFriendly: o site que te diz os melhores sítios para trabalhar com o portátil

O LaptopFriendly sugere cafés e outros locais ‘amigos do portátil’ em mais de uma centena de cidades, incluindo Lisboa, Porto, Aveiro e Seixal; estão registados para cima de 870 spots.

O café ou a entrada de um hotel pode ser um óptimo local de trabalho – se a nossa profissão e o nosso chefe o permitir, claro! Todavia, há cada vez mais empresas a alinhar na filosofia de trabalho de remoto e uma série de profissões que podem ser desempenhadas a partir apenas de um portátil ligado à internet. Para muitos, uma esplanada agradável ou um interior com uma decoração inspiradora pode ser o espaço de trabalho perfeito – e mais barato que um cowork. Mais: dá para ir variando de sítio.

A dificuldade está em saber quais os melhores spots, isto é, aqueles cafés que não se importam que estejas lá de computador aberto durante toda a manhã, que têm bom wi-fi e que até disponibilizam tomadas para carregar o portátil. É precisamente nessa tarefa de encontrar os melhores locais de trabalho remoto que o LaptopFriendly pretende ajudar.

A plataforma foi criada em 2014 por três amigos da Universidade de Belgrado, na Sérvia: Ivan Gavrilovic, Nemanja Cerovac e Aleksandar Abu Samra. Hoje são mais de 15 a colaborar de várias partes do mundo, contando com a ajuda das comunidades locais de cada cidade. O LaptopFriendly sugere cafés e outros locais ‘amigos do portátil’ em mais de uma centena de cidades, incluindo Lisboa, Porto, Aveiro e Seixal; estão registados para cima de 870 spots e cerca de 1400 pessoas criaram conta na plataforma para poderem guardar os seus locais favoritos e deixar as suas sugestões.

“Não visitamos fisicamente cada espaço. Isso seria o melhor trabalho do mundo mas ainda não estamos nesse ponto financeiramente. Verificamos os locais no Google Maps ou Foursquare, e também vemos as suas páginas de Facebook e Instagram. De uma forma geral, conseguimos perceber se o espaço é amigo de portáteis ou não pelas fotos”, conta Aleksandar ao Shifter por e-mail. Se por essa via não conseguirem fazer a verificação, pedem mais detalhes ao utilizador que submeteu a sugestão. “Às vezes acontece um sítio fechar ou deixar de ser amigo de portáteis poucos meses depois de ser adicionado. Esses cenários costumam ser rapidamente reportados pelos nossos utilizadores, e nós fazemos a remoção. É um processo colaborativo.”

Aleksandar, Ivan e Nemanja decidiram fazer o LaptopFriendly quando perceberam que existia uma tendência de trabalho remoto e freelancers a emergir nas áreas metropolitanas. As primeiras cidades presentes no LaptopFriendly foram Belgrado, Londres, Berlim e Sofia, simplesmente porque “os co-fundadores viviam lá na altura” em que criaram a plataforma. “Depois de montarmos um MVP [Produto Minimamente Viável] rápido e trapalhão e de o partilharmos em algumas listas de e-mail, ficámos surpreendidos com o feedback positivo, o número de sugestões de melhoria e as contribuições com novos spots que as pessoas deram das suas próprias cidades. Foram essas reacções todas que nos motivaram a continuar e a desenvolver o LaptopFriendly”, explica Aleksandar.

Actualmente, o LaptopFriendly é desenvolvido de forma voluntária pelos seus co-fundadores, em paralelo com as suas actividades profissionais. Mas Aleksandar e a restante equipa está aberta a novas ideias e colaborações, que possam ajudar a levar o projecto para o próximo nível, “ajudando-nos a configurar canais de marketing, a melhorar o design, a criar uma app móvel e até talvez a encontrar um modelo de negócio”. “Somos apaixonados pelo projecto e acreditamos que o LaptopFriendly acrescenta valor não só aos freelancers como aos locais”, diz Aleksandar, e “estamos dispostos a começar a colaborar com muitas pessoas diferentes que possam integrar as suas próprias ideias no LaptopFriendly”.

Agora já sabes. Quando precisares de um bom café para trabalhar em Lisboa, Porto, Aveiro ou Seixal passa o olho pelas sugestões no LaptopFriendly; e caso saibas de um espaço fixe que não esteja listado, podes deixar a sugestão para ajudar a comunidade a crescer. Além disso, caso queiras colaborar mais a sério com o LaptopFriendly e a equipa de Aleksandar, podes enviar e-mail para crew@laptopfriendly.co.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt