O problema dos ‘remakes’ da Disney

Procurar
Close this search box.
Screenshot via Disney

O problema dos ‘remakes’ da Disney

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

As salas de cinema de todo o mundo têm sido invadidas por uma onda de remakes de filmes animados que é cada vez mais difícil ignorar.

Apesar das primeiras adaptações terem sido produzidas há mais de duas décadas, nos últimos anos a Disney tem investido em força nas adaptações em imagem real dos seus clássicos animados. Só em 2019 tivemos o Dumbo, o Aladdin e O Rei Leão e já existem pelo menos mais duas com a data de estreia definida: Maléfica: Mestre do Mal chega-nos a 19 de outubro e Mulan a 26 de março de 2020.

Embora quase todas tenham sido sucessos respeitáveis de bilheteira, a crítica tem se mostrado dividida em relação à qualidade e à necessidade destes remakes.

Este vídeo fala sobre este fenómeno, refletindo sobre os méritos da animação e tenta perceber porque é que as adaptações da Disney têm deixado tantos espetadores divididos.

(Nota: este vídeo é da autoria de J.B. Martins e foi produzido para o canal de cinema Cineblog no YouTube, e é aqui partilhado com a devida autorização.)

Índice

  • Cineblog

    Canal de cinema a 24fps que não necessita de óculos 3D. O CINEBLOG nasceu como um blogue de cinema português em 2003, criado por J.B.Martins, mas deu recentemente o salto para o YouTube. É um projeto pessoal totalmente independente movido apenas pela paixão pelo cinema, que pretende pensar e refletir sobre a sétima arte.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt