Upload Lisboa está de regresso para mostrar o que mudou em 10 anos

O Upload Lisboa, evento criado em 2009 quando o marketing digital ainda era algo embrionário, está de regresso depois de uma pausa de vários anos.

Em 10 anos muita coisa muda. Nascem plataformas, desaparecem redes sociais, descobrem-se novas formas de fazer e pensar comunicação, sobretudo digital. O Upload Lisboa, evento criado em 2009 quando o marketing digital ainda era algo embrionário, está de regresso depois de uma pausa de vários anos. A conferência contará com oito oradores, intercalados por momentos de convívio, ao longo de um dia inteiro.

O regresso do Upload Lisboa será à sua casa original, a Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa – onde se realizou desde 2010 (a 1ª edição foi na Casa do Artista) até se despedir em 2014, quando a fundadora do evento, Virgínia Coutinho, se mudou para o Brasil, para um novo desafio profissional. Hoje, Virgínia está de novo em Portugal, tendo no ano passado fundado a Lisbon Digital School, uma escola de marketing digital e que assume agora a organização do Upload.

Entre 2009 e 2014, o Upload Lisboa tornou-se um ponto de encontro para profissionais e entusiastas da área do marketing. Para esta edição especial, a organização aponta para 500 participantes e muitos “olá, já não te via há tanto tempo!”. Já quanto aos oradores, estão confirmados:

  • Ricardo Cappra: é um cientista de dados, e pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios. Trabalha no no Cappra Institute e já participou de projetos de desenvolvimento analítico de algumas das maiores organizações do mundo.
  • Rob Campbell: é director estratégico na agência R/GA EMEA, tendo já passado pela Wieden + Kennedy. Já desenvolveu estratégias para tudo, desde lounges de aeroportos a estações espaciais, e para todos, desde NIKE aos Metallica;
  • Martin Weigel: é director de planeamento na Wieden + Kennedy, em Amesterdão. Tem 27 anos, já viveu e trabalhou em Londres, Nova Iorque e São Paulo; foi uma vez descrito por um cliente como “o filho rebelde de Karl Marx, Martin Luther e Morrissey”;
  • Hugo Veiga: nasceu no Porto e é um dos principais rostos da nova geração de líderes criativos no Brasil. Co-fundou o escritório da AKQA em São Paulo. Nessa casa, tem desenvolvido alguns dos melhores trabalhos na área da publicidade de criatividade.
  • Nils Leonard: nomeado ‘Nº 1 Creative Person in Advertising Globally’ pela Business Insider e incluído na lista Ad Age 50, fundou há dois anos a Uncommon Creative Studio, que já conta com um prestigiado D&AD Pencil. Antes liderou a Grey London, durante o período o qual a agência venceu o maior número de Leões em Cannes.
  • Jez Jowett: é director de tecnologia criativa no Havas Media Group, onde trabalha há 15 anos. É criativo e programador, líder e praticante, apaixonado assumido por pessoas, inovação e ideias. Conta com mais de 500 campanhas interativas premiadas no seu currículo.
  • Sebastiaan Moesman: com 25 anos de experiência na área de media, Sebastiaan sempre combinou marketing e tecnologia no seu percurso. Foi um dos fundadores da Reddion em 1997, uma das primeiras agências de media on-line do mundo. O seu mais recente passo foi a criação da Azerion, uma empresa europeia de tecnologia, media e entretenimento, presente em 14 países na Europa.

Os últimos bilhetes para o Upload Lisboa estão à venda por 190 euros no site do evento, existindo opções para grupos de empresas.