Motor de busca identifica os resultados amigos do ambiente… e os outros

Nova funcionalidade do Ecosia pretende ajudar-te a tomar decisões mais sustentáveis e amigas do Planeta.

 

Quando queremos saber o horário de um autocarro, onde almoçar, que casaco comprar ou outra informação, vamos à net. E na maior parte dos casos vamos ao Google. O Ecosia é um motor de busca alternativo ao Google e cujo factor diferenciador é que, à medida que pesquisas no Ecosia, estás a plantar árvores (não directamente, claro, mas sim, o Ecosia planta mesmo árvores através do redirecionamento de parte das suas receitas para projectos de florestação em várias partes do mundo). O motor de busca procura compensar o gasto energético da operação de rede com a plantação de árvores.

Com a promessa de plantação de árvores, o Ecosia já se apresentava como uma alternativa mais verde ao Google mas agora a plataforma alemã tem outra funcionalidade distintiva: o Ecosia começou a categorizar os resultados de pesquisa com uma de duas etiquetas – ou com o símbolo de uma folha, indicando que aquele resultado é de uma organização com políticas verdes/amigas do ambiente; ou com o símbolo de uma fábrica poluidora, informando o internauta de que está perante uma entidade que de alguma forma promove a exploração de combustíveis fósseis.

O Ecosia olha para a lista de empresas certificadas com o selo B Corporation, que basicamente distingue entidades com actividades/negócios sustentáveis do ponto de vista ambiental (e não só), e também para a Global Coal Exit List, uma lista compilada por uma organização sem fins lucrativos alemã e que reúne 746 entidades ligadas à indústria dos combustíveis fósseis, seja na sua exploração directa, no transporte da matéria-prima ou fornecimento de recursos que permitam a exploração.

No seu blogue, o Ecosia garante que a distinção entre resultados de pesquisa ecológicos e resultados desfavoráveis ao ambiente resulta de uma análise puramente objectiva, e que os itens com o selo verde não tem qualquer fim comercial ou publicitário. “O único propósito é ajudar-te a tomar decisões mais inteligentes e sustentáveis. De nada”, escreve Joshi, responsável editorial do Ecosia.

O Ecosia pode ser uma alternativa ao Google para quem se preocupa com a sua pegada digital. A principal desvantagem que nós aqui no Shifter detectámos em relação ao Ecosia é que nem sempre apresenta os resultados mais completos para uma determinada pesquisa. O Ecosia usa informação do Bing, o motor de busca da Microsoft, e muitas vezes temos de ir ao Google pesquisar algo que no Ecosia não encontrámos.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.