Motor de busca identifica os resultados amigos do ambiente… e os outros

Nova funcionalidade do Ecosia pretende ajudar-te a tomar decisões mais sustentáveis e amigas do Planeta.

Quando queremos saber o horário de um autocarro, onde almoçar, que casaco comprar ou outra informação, vamos à net. E na maior parte dos casos vamos ao Google. O Ecosia é um motor de busca alternativo ao Google e cujo factor diferenciador é que, à medida que pesquisas no Ecosia, estás a plantar árvores (não directamente, claro, mas sim, o Ecosia planta mesmo árvores através do redirecionamento de parte das suas receitas para projectos de florestação em várias partes do mundo). O motor de busca procura compensar o gasto energético da operação de rede com a plantação de árvores.

Com a promessa de plantação de árvores, o Ecosia já se apresentava como uma alternativa mais verde ao Google mas agora a plataforma alemã tem outra funcionalidade distintiva: o Ecosia começou a categorizar os resultados de pesquisa com uma de duas etiquetas – ou com o símbolo de uma folha, indicando que aquele resultado é de uma organização com políticas verdes/amigas do ambiente; ou com o símbolo de uma fábrica poluidora, informando o internauta de que está perante uma entidade que de alguma forma promove a exploração de combustíveis fósseis.

O Ecosia olha para a lista de empresas certificadas com o selo B Corporation, que basicamente distingue entidades com actividades/negócios sustentáveis do ponto de vista ambiental (e não só), e também para a Global Coal Exit List, uma lista compilada por uma organização sem fins lucrativos alemã e que reúne 746 entidades ligadas à indústria dos combustíveis fósseis, seja na sua exploração directa, no transporte da matéria-prima ou fornecimento de recursos que permitam a exploração.

No seu blogue, o Ecosia garante que a distinção entre resultados de pesquisa ecológicos e resultados desfavoráveis ao ambiente resulta de uma análise puramente objectiva, e que os itens com o selo verde não tem qualquer fim comercial ou publicitário. “O único propósito é ajudar-te a tomar decisões mais inteligentes e sustentáveis. De nada”, escreve Joshi, responsável editorial do Ecosia.

O Ecosia pode ser uma alternativa ao Google para quem se preocupa com a sua pegada digital. A principal desvantagem que nós aqui no Shifter detectámos em relação ao Ecosia é que nem sempre apresenta os resultados mais completos para uma determinada pesquisa. O Ecosia usa informação do Bing, o motor de busca da Microsoft, e muitas vezes temos de ir ao Google pesquisar algo que no Ecosia não encontrámos.