O FOLIO vai regressar a Óbidos e este ano terá o Shifter

Procurar
Close this search box.
Foto via FOLIO

O FOLIO vai regressar a Óbidos e este ano terá o Shifter

Festival decorre de 10 a 20 de Outubro. Nós vamos lá estar no dia 11 à tarde para gravarmos um podcast ao vivo com o Jornal Mapa.

Durante todo o ano Óbidos, em Leiria, é uma vila literária, mas durante uma dezena de dias por ano esse estatuto sai reforçado. Isto porque Óbidos costuma acolher o FOLIO, um festival literário, que já vai na sua 5ª edição e que contará desta vez com a presença do Shifter num dos muitos eventos programados para os dias 10 a 20 de Outubro.

Dedicado este ano ao tema “Tempo e Medo”, a programação do FOLO é vasta e pode ser conhecida em detalhe no site do festival. Vão existir exposições, apresentações de livros, sessões de poesia, oficinas, conferências, mesas redondas, projecções de filmes, música e outras tantas iniciativas, repartidas por quase uma semana e meia. Organizada pela Câmara Municipal de Óbidos, em parceria com a livraria Ler Devagar, o FOLIO afirma-se como uma celebração da literatura que visa aproximar autores, editoras e leitores, sendo um evento de entrada gratuita. A programação divide-se em cinco grandes secções – Folio Autores, Folio Educa, Folio Ilustra, Folio Mais e Folia – e é desenhada por vários curadores.

Nesta 5ª edição, dois desses curadores são o Henrique Costa Santos e o Hugo Mamede, que formam um colectivo chamado ‘Cavalo de Tróia’. O seu objectivo é promover a produção artística independente, novas vozes e autores que estão ainda fora do circuito, editoras alternativas, novos media…. É isso mesmo que pretendem fazer neste FOLIO, apadrinhados pela Fundação INATEL, e foi com esse propósito que convidaram o Shifter.

Na sexta-feira, 11 de Outubro, às 16 horas, o João Ribeiro, director do Shifter, vai estar à conversa com o Guilherme Luz e a Ana Margarida Guerra, do Jornal Mapa, num podcast único e especial, que gravaremos ao vivo no Museu Municipal de Óbidos para disponibilizar, mais tarde, online.

Mas a conversa do Shifter com o Mapa não vai ser o único contributo do Cavalo de Tróia no FOLIO. A programação de Henrique e de Hugo estará repartida pelas diferentes secções do festival entre os dias 11, 12 e 13 de Outubro; por exemplo, no dia 11 haverá também uma mesa-redonda em que Vasco Santos (VS Editor), Adriana Correia Oliveira (editora FLOP) e Pedro Piedade Marques (editora Montag) discutirão “o contributo das editoras independentes no panorama editorial português actual”, no dia 12, a Aline Flor irá gravar um episódio do seu Podcast do Género ao vivo e existirá à noite um concerto do rapper Nerve; e no dia 13, Jorge Leandro Rosa (professor e editor), Júlia Zuza (poeta e doutoranda em estudos literários), Nelson Nunes (escritor) vão falar de escrita humorística.

Uma vez mais, podes conhecer a programação do FOLIO no site do festival. Chegar ao festival é fácil: podes apanhar a Linha do Oeste (podes apanhar o comboio em Entrecampos ou Sete Rios, por exemplo) e tens estação a 10 minutos a pé, sensivelmente, do festival.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt