Jogo inovador para série brasileira 3% desenvolvido por estúdio português

Jogo inovador para série brasileira 3% desenvolvido por estúdio português

Jogo corre nos assistentes pessoais Amazon Alexa e Google Assistant, e mostra uma forma diferente de jogar.

Uma empresa de desenvolvimento de jogos activados por voz, através de assistentes como a Amazon Alexa ou o Google Assistant, acabou de lançar um videojogo para a série brasileira 3%, distribuída pelo Netflix. Para já disponível apenas na Alexa mas em breve também no assistente da Google, para iniciar o jogo basta dizer o comando: “Alexa, abre 3%”.

Apesar de ter sido desenvolvido (isto é, programado) pela Doppio, o jogo é assinado pela Rio Games, produtora brasileira de Bianca Comparato, a actriz que em 3% dá vida a Michele, e do seu sócio Kevin Tang. É o primeiro produto da Rio Games. “É o primeiro de muitos outros projetos que virão. A RIO GAMES visa promover marcas e propriedade intelectual por meio de jogos interativos”, explica Bianca em comunicado.

As personagens da série no videojogo (imagem via Doppio)

“A ideia de desenvolver algo com o universo da série surgiu de uma conversa da Bianca comigo; a partir daí, começamos a trabalhar em conjunto com a empresa de produção dela, a Rio Games, o Pedro Aguilera, realizador da série, e a Netflix”, conta na mesma nota de imprensa Jeferson Valadares, director executivo da Doppio.

Jeferson é brasileiro e veio para Portugal em 2018, altura em que participou no programa Launch In Lisbon, da Startup Lisboa, que ajuda estrangeiros a fixarem-se no mercado português. Mas foi no Porto, mais concretamente na UPEC, o laboratório tecnológico da universidade portuense, que Jeferson e a sua Doppio acabaram por se fixar. O primeiro trabalho foi lançado em Outubro do ano passado: The Vortex, uma aventura de ficção científica onde o jogador é acordado de um sono criogénico por um grupo de robôs numa nave que precisa de comandar por forma a perceber como chegou até à situação misteriosa onde se encontra agora. A empresa recebeu um milhão de euros de financiamento, numa ronda que incluiu a Amazon e a Google.

O jogo no Google Assistant (imagem via Doppio)

O jogo agora apresentado para 3% é mais um trabalho da Doppio. No jogo, intitulado The 3% Challenge, os jogadores são apresentados a um simulador de testes criado pela personagem principal, Michele, para que possam se preparar para O Processo. Todas as semanas os participantes são organizados em rankings e os melhores ganham recompensas para usar na semana seguinte.

O jogo trouxe vários desafios à Doppio, entre eles esteve a criação de desafios de voz inovadores, que fossem equivalentes aos testes que os personagens fazem na série, assim como elementos de multi-jogadores. Este é o primeiro lançamento da Doppio em mais de uma língua (inglês e português) e plataforma (Alexa e Google Assistant). The Vortex tinha sido primeiro lançado em inglês e só depois em português.

Imagem via Doppio

A Doppio faz jogos que correm através de assistentes pessoais, aproveitando as novas plataformas de conversação.O nome “Doppio” – palavra para ‘expresso duplo’, em italiano – é alusiva à adrenalina que os jogadores sentem com experiências envolventes. A Doppio foi fundada por Jeferson Valadares, com experiência no desenvolvimento de jogos e de liderança em estúdios icónicos como BioWare, Playfish e Sumea, ajudou a criar e a desenvolver títulos de jogos como o Mass Effect, Dragon Age, Harry Potter ou Os Simpsons.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt