Shifter Sans: a nossa tipografia está mais completa

Shifter Sans: a nossa tipografia está mais completa

Desde o primeiro lançamento a 27 de Agosto, a Shifter Sans já teve quatro versões. Foram adicionados novos elementos à fonte, como um til, um cê cedilhado, um ponto de interrogação, símbolos monetários, o hífen e transversão, o ponto e vírgula... e outros sinais gráficos.

Em Agosto apresentámos a nossa Shifter Sans, uma tipografia desenhada pelo Shifter e disponibilizada em open source através do GitLab. Este é, na verdade, o nosso primeiro projecto open source, uma filosofia que decidimos abraçar nesta mudança que apelidámos de ‘2020’.

A ideia de que parte esta fonte é simples. Quisemos transmitir o espírito experimental do Shifter, optando por uma tipografia de desenho simples, ângulos rectos e que msmo a preto permite qualquer pessoa perceber a sua lógica de construção. Shifter Sans é uma tipografia que não tem necessidade de surgir com o produto todo refinado, dá corpo às frases que definem a marca com atitude, rigor e clareza, deixando sempre um lado aberto à crítica e interacção traduzido no seu desenho simples e elástico.

@ Shifter 2020

Desde o primeiro lançamento a 27 de Agosto, a Shifter Sans já teve quatro versões. Foram adicionados novos elementos à fonte, como um til, um cê cedilhado, um ponto de interrogação, símbolos monetários, o hífen e transversão, o ponto e vírgula… e outros sinais gráficos.

A Shifter Sans foi desenhada pelo Ricardo Santos. Tratou-se de um projecto orientado pelo João Ribeiro e pelo Daniel Hoesen. A tipografia está licenciada segundo a v.1.1 da Open Font License, podendo ser utilizada de forma livre em qualquer projecto.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt