Chão do Parque: estreia no cinema o novo disco de Zé Menos

"O ponto de partida para esta ideia de 'estreia de álbum' é acima de tudo uma reflexão sobre como a música é lançada e como se processa o contacto do público com a obra musical, em específico o primeiro contacto"

Recorde da capa de Chão do Parque / Ilustração de Teresa Arega
 

Zé Menos estreou-se em 2015 como Kap e o disco Do Nada Nasce Tudo um registo que não passou despercebido, especialmente, aos mais atentos à cultura hip hop e interessados por rap com uma sonoridade mais sóbria e uma vertente mais profunda e, eventualmente, mais poética. Surge agora quatro anos depois com novo nome, Zé Menos, novo álbum e uma proposta inusitada, especialmente, para um músico independente — estrear o disco numa sala de cinema, numa sessão única em que o áudio será rei e a imagem servirá apenas como pano de fundo, invertendo a lógica habitual predominante nas salas. 

O álbum “Chão do Parque” debruça-se, metaforicamente, sobre a caducidade das folhas em tempo de Outono e leva-nos numa sessão alegórica de auto-descoberta, expondo dilemas, dúvidas, incertezas e ansiedades comuns à fase de maturação de qualquer indivíduo em crescimento, revelando não só um rapper mais maduro e mais poético como um produtor mais experiente e capaz de embarcar em sonoridades mais complexas. Tem lançamento marcado para dia 29 de Novembro. Para 22 está marcada a sessão de audição no Cinema Trindade que o próprio descreve como ponto da reflexão a que se propõe desde que se estreou no mundo da música, basta lembrarmo-nos do título de uma das faixas, Menos Um a Mais. 

“O ponto de partida para esta ideia de ‘estreia de álbum’ é acima de tudo uma reflexão sobre como a música é lançada e como se processa o contacto do público com a obra musical, em específico o primeiro contacto” refere Zé Menos em comunicado.

A jornada para criação de um disco único não se fica por aqui e não a faz só. Na capa do disco — e no póster do evento — vemos ilustrações de Teresa Arega e na criação do vídeo-álbum contou com a colaboração de Vasco Loja. Para já o teaser dita o mood do que se pode esperar dia 22, a acrescentar à expectativa do que o disco de estreia de Zé Menos fka Kap criou naqueles que com ele se cruzaram.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.