‘Vejam bem’ esta série sobre José Mário Branco e outros grandes músicos portugueses

Procurar
Close this search box.

‘Vejam bem’ esta série sobre José Mário Branco e outros grandes músicos portugueses

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Vejam Bem é uma série documental original da RTP Memória. Destaca os grandes músicos portugueses, incluindo José Mário Branco, e está disponível na RTP Play em alta definição.

Prestar uma homenagem aos grandes músicos portugueses enquanto ainda estão vivos, recordando as suas vidas e obras, é o propósito da série documental Vejam Bem, um original da RTP Memória que começou a ser lançada em 2018 à medida que é produzida. Um dos episódios, denominado Inquietação é sobre José Mário Branco, que faleceu esta terça-feira aos 77 anos e onde podemos ouvi-lo a falar na primeira pessoa — uma das melhores formas de o começarmos desde já a recordar.

Vejam Bem tem até ao momento 10 episódios, sendo em cada um deles destacado uma figura de relevo do panorama musical português, com a presença da própria. Simone de Oliveira, José Mário Branco, José Cid, Jorge Palma, Marco Paulo, Paulo de Carvalho, Lena d’ Água, Carlos do Carmos, Pedro Abrunhosa e Fernando Tordo foram, por esta hora, homenageados nesta série, que é uma das apostas da RTP Memória, canal que tem vindo a produzir cada vez mais conteúdo original.

“As histórias de quem faz música contadas pela sua própria voz. Entre palavras, imagens e canções vemos biografias dos grandes músicos portugueses do nosso tempo.”

No episódio “Inquietação”, o músico com um percurso singular e uma atitude e tenacidade ímpares conta algumas das histórias que o marcaram, nomeadamente durante os tempos em que esteve exilado em França entre 1963 e 1974, sobre a gravação dos discos e a perfomance que habita na memória colectiva, FMI, entre outros.

O episódio de José Mário Branco, assim como os restante nove, estão disponíveis em alta definição na RTP Play, o serviço de streaming da RTP. E é uma excelente oportunidade para recordar o cantautor português e outros músicos.

 

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt