Letterboxd: uma rede social para cinéfilos

Procurar
Close this search box.

Letterboxd: uma rede social para cinéfilos

Fundada em 2011 na Nova Zelândia, o Letterboxd foi criado com o objectivo de te ajudar a organizar as tuas rotinas cinéfilas.

Descrevem-se como a “Goodreads dos filmes”, ou seja, uma espécie de base de dados online de filmes misturada com uma rede social, perfeita para guardares filmes que queiras ver, assinalares o que já viste e partilhares com os teus amigos e conhecidos as tuas opiniões.

Fundada em 2011 na Nova Zelândia, o Letterboxd foi criado com o objectivo de te ajudar a organizar as tuas rotinas cinéfilas, bem como seguir outros fãs da Sétima Arte, para discutirem cinema num espaço precisamente dedicado ao tema.

Para usufruíres a 100% da plataforma, que entretanto evoluiu, e podes também ter no teu smartphone em forma de app, deves criar uma conta gratuita — daí para a frente as opções são muitas e o processo muito intuitivo. Para começar, és convidado a visitar a secção de filmes Populares do site, para escolheres alguns que já tenhas visto. É a partir dessa tua lista Filmes que o Letterboxd vai saber o que te mostrar daqui para a frente, desde reviews a sugestões de outros utilizadores que também os tenham visto e, assim, gerar debates saudáveis. Ainda nesta fase, podes assinalar simplesmente um filme como “visto”, ou podes fazer o infame “like” nos teus preferidos e adicionar uma pontuação.

Toda esta informação vai ficar guardada no teu perfil para ajudar na tal organização que o site promete (e cumpre). Se tiveres dados previamente guardados noutros sites com o mesmo tipo de funcionalidades, tipo o IMDB, podes ainda importá-los para o Letterboxd e actualizar assim o teu perfil. Além da lista de filmes já vistos, podes criar outras com os títulos e temáticas que quiseres. Mas a principal feature do site é a Watchlist, onde podes guardar filmes que ainda não viste e queres ver. Se quiseres um empurrão, podes consultar a lista de filmes Mais Antecipados do site e a partir daí começar a tua triagem.

Outra das funcionalidades mais populares permite-te ter um Diário. Lá podes introduzir manualmente os filmes que viste, quando os viste e escrever pequenas reviews – uma bela forma de criares uma lista de referências para quando chegar a altura de compilares os teus preferidos no final de cada ano! Para adicionares reviews a filmes que já existam no sistema, podes simplesmente escrevê-la directamente na página da respectiva película no site.

Tudo isto é partilhável na vertente rede social do site e o Letterboxd encoraja-te a mostrares aos teus amigos as tuas listas e críticas para que, com sugestões de outros usuários, nunca deixes de as actualizar.

No mês passado, a plataforma lançou uma parceria com o JustWatch.com (um motor de busca de streaming) para que os utilizadores agora possam ver em que serviços os seus filmes favoritos estão hospedados, demarcando-se assim das restantes apps de cinema como uma plataforma completa.

Numa entrevista à Los Angeles Magazine, um dos fundadores, Mathew Buchanan, referiu que o Letterboxd chegou para ser um serviço 100% adaptado à era da Internet, no sentido em que quer ser mais social e democrático que sites como o IMDB ou o Rotten Tomatoes. “Não podes ‘seguir’ alguém nessas plataformas. E nós também não diferenciamos entre ‘público’ e ‘crítico’, como a Rotten Tomatoes faz. Os críticos (e temos muitos) ocupam o mesmo espaço democrático que os outros membros.” Os criadores referem ainda que já foram vários os cineastas independentes a elogiarem os histogramas e classificações do site por acreditarem que os filmes tendem a não ser esquecidos no Letterboxd.

Além da subscrição grátis, há duas opções pagas. Na Pro, por 19 dólares por ano, recebes dados e estatísticas actualizadas relacionadas com o teu perfil e escolhas. Podes ainda ser Patrono do projecto e receber regalias regulares da equipa do Letterboxd.

Escolhas a modalidade que escolheres, se és fã de cinema, fica a proposta de mais uma rede social. Numa altura em que provavelmente estás farto das do costume, com a Letterboxd sempre podes ter o teu cantinho especializado para ficares ainda mais pro.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Rita Pinto

    A Rita Pinto é Editora-Chefe do Shifter. Estudou Jornalismo, Comunicação, Televisão e Cinema e está no Shifter desde o primeiro dia - passou pela SIC, pela Austrália, mas nunca se foi embora de verdade. Ajuda a pôr os pontos nos is e escreve sobre o mundo, sobretudo cultura e política.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt