Um bar de oxigénio numa das cidades mais poluídas do mundo

Foto de Oxygen Bar/DR

Um bar de oxigénio numa das cidades mais poluídas do mundo

Criado por Aryavir Kumar e Margarita Kuritsyana, o Oxygen Bar, o primeiro bar de oxigénio na capital indiana, apresenta-se como uma resposta no mínimo irónica perante um problema cada vez mais grave naquele país asiático.

Recentemente alertas sobre níveis de poluição muito acima do saudável na capital da Índia, Delhi, fizeram soar-se na comunicação social até esta parte do mundo e, ao mesmo tempo, chegou-nos também (através da imprensa local ou do New York Times) a notícia de uma alternativa a que alguns indianos estão a recorrer um bar de oxigénio (sim, como no jogo Sims há uns bons anos atrás).

Criado por Aryavir Kumar e Margarita Kuritsyana, o Oxygen Bar, o primeiro bar de oxigénio na capital indiana, apresenta-se como uma resposta no mínimo irónica perante um problema cada vez mais grave naquele país asiático. O bar oferece sessões de 15 minutos de inalação de oxigénio com uma pureza entre 80 e 90% por cerca de 3 euros (299 RS), preço semelhante a um bilhete de cinema.

Foto de Oxygen Bar/DR

Para além de se oferecer como uma alternativa ao ar super-poluído de Delhi – que atinge níveis preocupantes de gases tóxicos devido às queimadas feitas nas regiões suburbanas circundantes à cidade ou à circulação automóvel – estes cocktails do Oxygen Bar prometem mais. De acordo com a imprensa, cada aroma tem uma finalidade especifica prometendo melhorar problemas como sinusite, dores de cabeça, enchaquecas e até depressões.

Consumidores ouvidos dizem que a experiência foi refrescante; já Rajesh Chawla, do Hospital Apollo, em Deli, refere que mesmo que se respire oxigénio puro duas horas por dia o seu efeito é diminuto face às outras 22 horas em que se respira ar altamente poluído, categorizando o conceito como um movimento puramente capitalista, tudo isto no seio de um dos países que mais contribui com poluição a nível global.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt