As pinturas que Diana faz usando apenas código CSS

Procurar
Close this search box.

As pinturas que Diana faz usando apenas código CSS

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Pode parecer estranho que as mesmas linguagem de código que servem para criar os sites mais básicos sirvam para fazer pinturas capazes de fazer inveja a qualquer batido no mundo da ilustração.

É normal ouvir programadores ou letrados no mundo da web tecer louvores à programação. Com umas linhas de código consegue-se fazer absolutmente tudo, dizem eles. E a verdade é que todos os dias nos cruzamos com exemplos que mostram as infímas possibilidades de uma linguagem de código bem trabalhada. Apresentamos-te Diana Smith, uma pintora em HTML e CSS.

Pode parecer estranho que as mesmas linguagem de código que servem para criar os sites mais básicos sirvam para fazer pinturas capazes de fazer inveja a qualquer batido no mundo da ilustração, mas esta programadora e especialista em front-end e entusiasta do código dá sucessivamente provas da possibilidade.

Recorrendo apenas a CSS – a linguagem em que é determinado os estilos dos elementos dos sites tal como a cor, tipo de letra, tamanho, alinhamento, opacidade, etc –, Diana Smith cria pinturas com um nível de detalhe impressionante. Só com alguma ampliação começamos a ver as falências da técnica, algo que acontece também com qualquer outra forma de expressão artística.

Depois de concluído Diana partilha o processo no GitHub e revela as regras que utilizou; no caso destas pinturas, diz recorrer apenas ao editor de texto Atom e às ferramentas de programador do Google Chrome, e que cada elemento é por si escrito (ou devemos dizer desenhado?) à mão.

Outra curiosidade revelada pelo trabalho de Diana prende-se com as diferenças entre os diferentes browsers. Por ser o browser a fazer – digamos assim – a correspondência entre as linhas de código e a imagem que surge, este torna-se uma parte decisiva na forma como o trabalho aparece perante o utilizador. Num artigo da Vox, estas diferenças são exploradas e os resultados acabam por ser até engraçados, uma vez que versões de navegadores mais antigos os retratos de Diana ganham toda uma nova e imprevisível forma.

Aqui ficam os links para os quatro diferentes trabalhos de Diane Smith e alguns screenshots que fizemos através do browser Firefox (macOS):

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt