Dia 7 há nova “festa de programadores” com selo da Google, em Portugal

Chama-se mesmo DevFest e é um evento que programadores ligados ao ecossistema da Google organizam espontaneamente em diferentes cidades mundiais.

Chama-se mesmo DevFest e é um evento que programadores ligados ao ecossistema da Google organizam espontaneamente em diferentes cidades mundiais. Em Lisboa, a DevFest já se realiza há alguns anos consecutivos, sendo que a edição de 2019 acontecerá no próximo dia 7 de Dezembro, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Os DevFests são organizados por cada comunidade na sua geografia e realizam-se mais ou menos ao mesmo tempo, ou seja, no final do ano – é a chamada ‘DevFest Season’. Estes encontros (que têm o selo da Google apesar de não serem organizados por esta) pretendem unir programadores que de algum modo trabalham com ferramentas da Google; cada DevFest é único e pode ter a forma que os seus promotores quiserem.

Assim, o DevFest Lisboa 2019 será um encontro do Google Developers Group português e da Women Techmakers Lisboa, à semelhança do ano passado, mas vai ser também um evento da VOST Portugal, uma comunidade online e voluntária que entretanto surgiu e que procura prestar “auxílio tecnológico” em situações de catástrofes.

Orientado para acolher 500 participantes, o DevFest lisboeta adoptará como nos anos anteriores o formato de conferência, com três ciclos em simultâneo: um Azul, focado em desenvolvimento e programação; um Verde, sobre temas não tecnológicos; e o Vermelho, que é o ciclo da responsabilidade da VOST Portugal, dedicado a cidadania activa e que contará com oradores da comunidade VOST Europe.

A VOST Portugal está também a organizar um hackathon durante o DevFest, em que equipas de 3-5 participantes serão desafias a desenvolver soluções úteis para a comunidade, dentro dos temas: desinformação, apoio à cidadania, transparência política e combate à infoexclusão. Ainda dentro da temática de cidadania activa, no final do dia 6 de Dezembro, às 19 horas, irá acontecer um debate gratuito sobre o tema, com Nuno Carneiro (Política Para Todos), Nuno Carvalho (RATO-ADCC) e João Pina (Fogos.pt, VOST PT), moderado por Pedro Pinto (Pplware).

Entre os oradores confirmados no DevFest, encontras:

  • Alex Muramoto – Developer Advocate @ Google
  • Fellyph Cintra – Front-end developer @ Deloitte, GDE
  • Iratxe Gómez Susaeta – Community Manager @ VOST.Europe
  • Caneco – Full-stack developer @ Medicare
  • Krzysztof Głuszczyk – Lead Android Developer @ Ryanair Labs Wrocław
  • Nuno Carneiro – Coordinator @ Política Para Todos

O DevFest’19 dará também ênfase a temas como a diversidade e inclusão na tecnologia, procurando ser um evento promotor da igualdade de género, pretendendo também contribuir para a mudança de mentalidades e efectivação do mainstreaming de género.

O bilhete desta conferência terá um valor simbólico, que será inteiramente doado a uma associação sem fins lucrativos.