WWF junta-se ao Prado para mostrar o que muda se a crise climática continuar

WWF España / Museu do Prado

WWF junta-se ao Prado para mostrar o que muda se a crise climática continuar

Não podia vir em melhor altura a iniciativa da divisão espanhola da World Wildlife Fund em parceira com o Museu do Prado, de Madrid.

Por esta altura decorre em Madrid a COP25, uma importante cimeira de onde se espera que possam sair as bases de um novo acordo global para uma mudança no combate às alterações climáticas. Assim, não podia vir em melhor altura a iniciativa da divisão espanhola da World Wildlife Fund em parceira com o Museu do Prado, de Madrid.

Numa série de imagens intituladas “+1,5ºC Lo Cambia Todo” (+1,5ºC Muda Tudo), quatro das obras mais conceituadas do museu foram digitalmente modificadas para alertar para os perigos inerentes às alterações climáticas – sejam as secas em alguns países ou as cheias noutros, os refugiados provocados por alterações climáticas ou a morte de espécies por poluição dos cursos de água.

As obras escolhidas foram Felipe IV a Cavalo, de Diego Velásquez; Os Meninos na Praia, de Joaquín Sorolla; O Guarda-Sol, de Goya; ou a A Travessia do Estige, de Patinir; e as modificações que lhes foram feitas abordam de um modo geral o que pode vir a acontecer em diversas partes do globo se continuarmos neste ritmo de aquecimento global.

Neste site podes confrontar interactivamente as imagens originais com as trabalhadas e perceber o que pode mudar se nada mudar. As imagens foram também impressas e espalhadas em outdoors na cidade de Madrid por onde nesta altura e até ao dia 13 se debaterá — nas ruas e na cimeira — a abordagem perante este flagelo.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt