Jogo sobre epidemias aumenta de popularidade na sequência do coronavírus

Procurar
Close this search box.
Plague Inc (imagem via Ndemic Creations)

Jogo sobre epidemias aumenta de popularidade na sequência do coronavírus

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Plague Inc é um jogo electrónico que permite perceber como se espalha uma epidemia. É só um jogo, mas há quem esteja a usá-lo para perceber melhor o coronavírus.

Chama-se Plague Inc e é um jogo que pode ajudar a perceber como uma epidemia como o coronavírus se espalha. Os jogadores tentam infectar o mundo inteiro com um vírus mortal, escolhendo um agente patógenico (isto é, um agente que pode provocar uma doença), definindo como os sintomas evoluem e a doença se transmite, e como governos e cientistas combatem essa epidemia. Com uma epidemia bem sucedida, os jogadores podem assistir à queda de Governos e à extinção da própria Humanidade.

Na sequência do surto do coronavírus que tem assustado todo o mundo nos últimos dias a partir da China, a Ndemic Creations, da qual James Vaughan, o criador do Plague Inc, é fundador, viu a popularidade do jogo crescer. E, segundo a empresa, é normal sempre que há uma ameaça de um vírus. O Plague Inc. existe há oito anos e, sempre que há um surto de uma doença, vemos um aumento de participantes, à medida que as pessoas procuram sobre como as doenças se propagam e tentam entender a complexidade dos surtos virais”, lê-se num comunicado da Ndemic Creations.

Plague Inc (imagem via Ndemic Creations)

Na mesma nota, disponível no site da produtora de videojogos, esta lembra que o Plague Inc é só um jogo e que, apesar de ter sido desenhado para “ser realístico e informativo” e de ser “reconhecido (…) por organizações médicas líderes por todo o mundo”, não deve ser utilizado para modelação científica porque não é uma ferramenta de modelação científica. “Recomendamos sempre que os jogadores obtenham informações directamente das autoridades de saúde locais e globais.”

Plague Inc (imagem via Ndemic Creations)

O aviso da produtora do Plague Inc chega porque diversas pessoas estarão a descarregar o jogo para perceberem como é que o coronavírus se pode espalhar, quiçá para saber se poderá chegar ao local onde vivem. Dados de uma empresa analítica chamada AppAnnie, partilhados pelo The Guardian no dia 24 de Janeiro, dão conta de que o Plague Inc era o jogo pago mais descarregado em iOS na China e a sexta app paga mais descarregada no geral (sem ter em conta a categoria de gaming); já noutros países, como Reino Unido e Estados Unidos, o jogo também terá subiu nos tops.

O Plague Inc está disponível para telemóveis iOS e Android, para computadores Windows, macOS e Linux, e para consolas Xbox One e PS4; existe também uma versão de tabuleiro (não digital) do jogo. Em 2015, com a ajuda da comunidade de jogadores, a Ndemic Creations angariou mais de 76 mil dólares para o combate ao vírus Ebola – entre 2014 e 2016 foram registados de 28 mil casos de infecções e 11 mil mortes. James Vaughan, fundador da Ndemic Creations e o criador do jogo, conta numa entrevista antiga como o Plague Inc nasceu de um mero hobby.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt