Uma extensão que mostra a electricidade e o carbono que consomes ao navegar na internet

Usar a internet e aparelhos electrónicos implica o consumo de energia em rede que está longe da nossa vista, tornando difícil termos percepção do seu impacto, mas nem por isso deixa de merecer a nossa atenção.

Aqui no Shifter já muitas vezes levantámos a questão sobre a navegação na internet não ser uma prática inteiramente verde; apesar de ser mais sustentável que outras do ponto de vista abstracto, concretamente usar a internet e aparelhos electrónicos implica o consumo de energia em rede que está longe da nossa vista, tornando difícil termos percepção do seu impacto, mas nem por isso deixa de merecer a nossa atenção.

Há uma série de práticas que podemos adoptar para minimizar o custo energético do nosso uso tecnológico mas como sabemos que nem sempre é fácil tomar medidas sobre um problema sobre o qual temos pouca informação, apresentamos-te o Carbonalyser, uma extensão que te permite visualizar o consumo de electricidade e as emissões de gases com efeito de estufa associadas ao teu uso da internet — partindo do princípio que grande parte da electricidade ainda é gerada com recurso a este tipo de compostos.

Criado pelo think tank francês para a transição para uma sociedade pós-carbónica, The Shift Project, a extensão mede a quantidade de data transferida pelo teu browser e faz os cálculos com base na fórmula por si desenvolvida e que contempla a energia gasta pelo teu aparelho electrónico, pela transferência dos dados e pelos servidores centrais. Para te dar uma noção do que os quilowats de energia gastos pela navegação representam a extensão apresenta uma relação entre o teu gasto e o número de carregamentos de telemóvel que poderias fazer ou o número de km’s percorridos por um carro.

A aplicação garante que nenhum dos teus dados de navegação vai para os seus servidores e o código está todo em open-source de modo a garantir transparência sobre esta sua promessa. 

A extensão está disponível para Firefox e para Chrome, bem como para Android para que possas perceber o consumo do teu telemóvel.

Como poupar o ambiente sem deixar de usar a internet