Como as grandes empresas acham que podem ganhar com a crise climática

Procurar
Close this search box.
Turistas em Veneza tentam contrariar as cheias, Novembro 2019 (foto de Jonathan Ford via Unsplash)

Como as grandes empresas acham que podem ganhar com a crise climática

O iPhone pode ser útil como lanterna ou sirene; e o Google Earth pode ajudar a examinar as mudanças físicas na Terra.

Dados recolhidos por uma organização sem fins lucrativos e publicados no início de 2019 pela Bloomberg revelam como as grandes empresas podem lucrar mesmo no piores cenários a que a crise climática nos pode conduzir. Apesar de o artigo em questão já ter um ano, a realidade mantém-se actual, quando ano após ano vemos os ciclos de desenvolvimento de produto e os planos de marketing seguirem o mesmo rumo de sempre. Recuperemos, neste contexto, o que prevêem duas das tecnológicas mais presentes no dia-a-dia – Google e Apple.

Segundo as previsões da Apple, à medida que as condições climáticas na Terra forem piorando, as pessoas dependerão mais e mais de equipamentos que promovam a sua segurança e a dos seus entes-queridos. Assim, a empresa estima que os seus telemóveis – os iPhones – possam servir com lanterna ou como sirene, para aceder a informações sobre primeiros socorros ou ainda como dispositivo de comunicação via rádio.

Já a Google, empresa do grupo Alphabet, prevê as condições sócio-económicas resultantes da crise climática possam levar a uma desaceraleração da publicidade online. Em contrapartida, a empresa espera um aumento da utilização de uma das suas ferramentas com maior longevidade, o Google Earth. “Se os consumidores valorizarem o Google Earth como uma ferramenta para examinar as mudanças físicas nos recursos naturais e no clima da Terra, isso pode traduzir-se num aumento na lealdade dos consumidores e no valor da marca”, escreveu a Google.

As previsões da Apple e da Google foram fornecidas pelas duas empresas à CDP – Carbon Disclosure Project, uma organização sem fins lucrativos britânica que trabalhou com mais de 7 mil empresas de todo o mundo para um relatório sobre o impacto ambiental de cada uma dessas entidades em 2018.

Apesar de a Apple e da Google verem oportunidades nas alterações climáticas, outras corporações estão preocupadas. A Coca-Cola, por exemplo, tem receito que deixe de existir água suficiente para continuar a fabricar o seu produto e a Walt Disney pode ver os seus parques de diversões tornarem-se demasiado quentes para os visitantes. Podes ler mais na peça da Bloomberg.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt