Incêndios na Austrália inspiram curta de animação sobre combustíveis fósseis

Tomorrow’s On Fire (ou “o amanhã está a arder”) é uma curta de animação inspirada pelos incêndios que desde Setembro consomem parte da Austrália.

 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Consomem a floresta australiana desde Setembro, têm feito inúmeros desalojados e já vitimaram 28 pessoas, incluindo dois bombeiros. Dezenas de milhares de árvores, vegetação, coalas e outros animais foram apanhados pelas chamas. E estima-se que a área ardida seja superior a 10 milhões de hectares – pondo em perspectiva, é como se Portugal inteiro tivesse ardido.

Os incêndios na Austrália não parecem ter fim à vista e, no meio de todo o fumo, há sinais de esperança que a comunidade australiana e internacional vai propagando via redes sociais. Claro está: há aquelas Stories simplesmente a dar notoriedade para a calamidade que num canto do mundo se vive, e há aquelas reacções mais criativas e que acabam por abordar o problema sem a especificidade do contexto.

É caso disso uma curta escrita, produzida e realizada pelo australiano Darcy Prendergast em apenas sete dias. No pequeno vídeo, a voz de Miles, um rapaz de oito anos, surge a ler um poema que Darcy escreveu enquanto assistia às notícias sobre os incêndios e que é acompanhado por uma sequência animada de bonitas ilustrações desenhadas pelo próprio

O resultado chama-se Tomorrow’s On Fire (ou “o amanhã está a arder”) e fala de “políticos surdos”, que “desenformam”, têm a “cabeça no escritório” e “silenciam os dissidentes”, enquanto “os nossos quintais ardem” e “os nossos animais fritam”. Pelo meio, há referências à indústria do carvão e à mineração.

O poema termina assim: “é tempo de fazer com que os nossos dólares de impostos sejam ouvidos”. Podes ler o poema em baixo:

I’m angered, incensed, enraged and fed up.
With you lazy, ignorant fossil fool chumps

You’ve sold out our nation, and served up division
Whilst it’s grief stricken people, scream at deaf politicians

And it’s not just the humans— our animals fry
While you coal hearted arsonists, continue to thrive.

On our future you wager, without heed nor concern
Just misinformation, while our backyards burn

You elected officials hold aloft lumps of coal,
With the pride of an Olympian, who’s just won gold

From up high on ye’ podium, you silence dissenters
What we’ve come to expect, from you bald one percenters

You should be disgraced, and thrown headfirst from office.
Do not pass go, do not stock mining coffers.

Instead you drive narratives, of left vs right,
Whilst you all fear, what the middle just might.

So rally together, love strong and rage stronger
So that life on this planet, can last some time longer.

Tomorrow’s on fire, and the sky it bleeds crimson.
So it’s about time, we made our tax dollars listen.

 

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!