Telemóvel de Bezos alegadamente atacado através de vídeo enviado por príncipe saudita

Procurar
Close this search box.
Imagem via Shifter

Telemóvel de Bezos alegadamente atacado através de vídeo enviado por príncipe saudita

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

O telemóvel de um dos homens mais ricos do mundo, Jeff Bezos, terá sido invadido, aponta uma investigação forense encomendada pelo chefe da Amazon.

Uma investigação forense aponta para a possibilidade do telemóvel de um dos homens mais ricos do mundo, Jeff Bezos, ter sido invadido. Mais curioso ainda é que, segundo a mesma investigação, há um grau de confiança relevante de que esse comprometimento de segurança poderá ter surgido após a recepção de um vídeo enviado pelo príncipe saudita Mohammed bin Salman (MBS).

O ataque terá acontecido algures em Maio de 2018 e, segundo a investigação forense, encomendada pelo chefe da Amazon, foi detectada uma coincidência temporal entre a recepção de um vídeo enviado por WhatsApp pelo príncipe saudita e uns comportamentos estranhos no telemóvel.

Segundo noticia o New York Times, o caso terá acontecido pouco tempo depois de Bezos – que para além de deter a Amazon, detém o jornal Washington Post, para onde escrevia Jamal Kashoggi – ter conhecido o príncipe na sua passagem pelos Estados Unidos da América e terem trocado números de telefone. Na mesma visita, MBS terá conhecido também outros altos nomes das tecnológicas como Larry Page e Sergey Brin da Google, Tim Cook da Apple e Peter Thiel da Palantir Technologies.

Em reacção à notícia, a Embaixada da Arábia Saudita nos Estados Unidos emitiu um tweet no qual considerou as alegações absurdas e pediu que se abrisse uma investigação séria às afirmações.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt