Livros gratuitos? Nestes sites há vários

Procurar
Close this search box.
Ilustração via Shifter

Livros gratuitos? Nestes sites há vários

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Uma série de sugestões de sites onde podes encontrar livros gratuitos e 100% legais.

Hoje em dia muito utilizadas como espaços de estudo ou de acesso à internet, as bibliotecas são, no entanto, espaços ricos em conhecimento – nas estantes há livros para todos os gostos e feitios, que podem ser consultados no momento ou, em muitos casos, levados para casa sob condição de empréstimo. Paralelamente, no online há uma série de espaços que de certo modo replicam essa ideia de biblioteca – sites onde podemos encontrar livros gratuitos e que são 100% legais.

Project Gutenberg

Um deles e o principal é o Project Gutenberg, que integra hoje um catálogo de mais de 60 mil eBooks, ou seja, livros electrónicos, que podem ser descarregados gratuitamente em formato ePub, Kindle, HTML, PDF, TXT… ou consultados online, directamente no browser de forma também gratuita. O Project Gutenberg é um projecto voluntário de arquivo e digitalização de livros, que começou em 1971 por iniciativa do escritor norte-americano Michael S. Hart. A maioria da biblioteca do Project Gutenberg é em inglês, mas é possível encontrar livros noutras línguas.

Project Gutenberg

Os livros disponíveis no Project Gutenberg são gratuitos e de acesso livre, segundo a lei norte-americana, mas as regras de direitos de autor podem ser diferentes noutros países; por isso, no seu site do Project Gutenberg existe a seguinte ressalva: “Se vive fora dos Estados Unidos, deve verificar as leis de direitos de autor do seu país antes de descarregar e redistribuir os nossos eBooks.” O Project Gutenberg também integra livros protegidos por direitos de autor mas cujos autores deram autorização para a sua distribuição e uso livre, em regime não comercial, a nível global.

ManyBooks

Outra biblioteca digital e gratuita chama-se ManyBooks; o projecto começou em 2004 e uma parte do catálogo – principalmente aquela literatura mais clássica – provém dos arquivos do Project Gutenberg. No entanto, há muitos ‘originais’ no ManyBooks – autores que publicam por sua própria via e que disponibilizam nesta plataforma as suas obras num dos formatos de consumo digital mais habituais (ePub, Kindle, PDF…). Para usar o ManyBooks é, no entanto, preciso criar uma conta gratuita e seleccionar os géneros literários de que mais se gosta, como romance, fantasia, ficção científica, biografia, infantil, política, não-ficção… Há de tudo um pouco.

ManyBooks

FreeTechBooks

Para quem procura algo mais focado, nomeadamente em tecnologia, há o FreeTechBooks. Apesar de não ser actualizado desde meados de 2018, este directório integra um conjunto de livros sobre engenharia informática, programação e ciência, disponíveis de forma legal e gratuita pela internet. O FreeTechBooks não aloja qualquer título; apenas fornece links para descarregar os livros em PDF e HTML directamente dos sites dos autores. O FreeTechBooks diz ter 1211 livros no total; nenhum deles é pirateado ou está num site onde existam sites pirateados.

FreeTechBooks

Outras bibliotecas

Há muitas outras bibliotecas digitais com livros gratuitos. O Project Runeberg reúne clássicos da literatura nórdica; o Runivers tem leituras sobre a história e cultura russas; o Aozora Bunko é um catálogo de livros de ficção e não-ficção japoneses; o Chinese Text Project disponibiliza textos chineses antigos a leitores interessados e investigadores curiosos; o LibriVox é um repositório de livros audíveis gratuitos; o Sefaria é uma biblioteca de textos judeus. Nesta lista da Wikipédia, encontras estes e outros projectos digitais com livros que poderão satisfazer os teus interesses, independentemente de quais sejam. Nessa lista estão também os portais de bibliotecas físicas que, espalhadas pelo mundo, disponibilizam online o seu catálogo ou parte deste.

Open Library

Não poderíamos fechar este artigo sem referir outros dois projectos. Um deles é o Google Books, que, apesar de proprietário (pertence à tecnológica Google), dá acesso a vários livros de forma gratuita – o utilizador tem de definir esse critério aquando da sua pesquisa. Outro recurso interessante é a Open Library; não é totalmente aberta, mas reúne uma série de livros que poderás ler online ou, em alguns casos, descarregar. Também há livros que podes patrocinar, isto é, fazer uma doação para que a Open Library o possa disponibilizar gratuitamente. A Open Library é um projecto da organização sem fins lucrativos Internet Archive e vive dos contributos voluntários da comunidade.

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt