Artista imagina mundo submerso pelas alterações climáticas

Procurar
Close this search box.
"Drink & Dream"

Artista imagina mundo submerso pelas alterações climáticas

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Sem um tom catastrófico, cores escuras ou cenários apocalípticos, o fotógrafo Hayden Clay confronta-nos com uma certa normalização do problema promovida pela sociedade contemporânea.

As cheias de Veneza em Novembro do ano passado contrastam com o cenário habitual na cidade – a simbiose entre metrópole e cursos de água – e deram-nos um sinal de alerta para o estado a que as alterações climáticas podem conduzir o mundo. Foi precisamente em Veneza que o fotógrafo Hayden Clay se inspirou para criar a série World Underwater, uma série de imagens criadas digitalmente que pretendem fomentar o debate sobre a subida do nível médio das águas.

O trabalho segue a linha estética do seu corpo de trabalho no campo da fotografia – que se resume ao uso de câmaras e métodos analógicos cruzados com recursos contemporâneos e resulta em imagens com cores vividas, brilho e fortes contrastes coloridos –, mas desta vez o cenário foi em inteiramente criado em 3D, recorrendo a software como o Cinema4, o Lightroom, o Photoshop e o Illustrator.

A série ainda está em construção mas os trabalhos já apresentados por Hayden revelam a linha de pensamento por onde nos quer guiar. Sem um tom catastrófico, cores escuras ou cenários apocalípticos, Hayden confronta-nos com uma certa normalização do problema promovida pela sociedade contemporânea.

Fica com alguns dos seus trabalhos, vê a série completa no site do artista.

“Sunset Pipe Dream”
“Sleep Street Station”
“Bathing Culture”
“Dive-In Theatre”
“Summer Games”

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt