Quantos ‘airbnbs’ existem em Lisboa e no Porto? Este mapa responde

Procurar
Close this search box.

Quantos ‘airbnbs’ existem em Lisboa e no Porto? Este mapa responde

A plataforma
 Inside Airbnb indica 22 mil ‘airbnbs’
 em Lisboa e perto
 de 10 mil no Porto.

O Airbnb é uma das empresas-bandeira da chamada economia de partilha, tendo como promessa basilar a partilha de quartos em habitações de modo a rentabilizar camas vazias. Contudo, na plataforma de aluguer de dormidas para turistas nem sempre esse cenário é o mais comum. Pelo contrário é cada vez mais comum que encontrar apartamentos inteiros e que essa realidade comece a pôr em causa o tecido social, dificultando o acesso à habitação dos locais que vêem os preços aumentar por concorrência com o lucrativo negócio do turismo.

Apesar desta “realidade” ser comentada por muitos, a verdade é que nem sempre é fácil ter uma noção objectiva dos dados que a caracterizam, nomeadamente o número de propriedades dedicadas ao negócio. Inside Airbnb é um site que quer contrariar essa lógica, criando uma visualização dos dados da plataforma Airbnb.

No site, é possível navegar pelas várias cidades onde a plataforma está disponível e perceber o que caracteriza a oferta, para além do número de fogos. Podemos saber, por exemplo, o preço médio por noite, em cada cidade, a disponibilidade média ou a rentabilidade do aluguer de cada propriedade.

Screenshot via Inside Airbnb
Screenshot via Inside Airbnb

A plataforma Inside Airbnb baseia-se em informação pública, obtida directamente do site do Airbnb, secundada por uma política de uso justo da informação, sem fins comerciais. Para além de disponibilizar informação sob a forma de visualização, o Inside Airbnb disponibiliza também os dados em bruto para quem queira trabalhar noutras interpretações dos dados.

Sobre os dados que são possíveis aferir, um dado curioso tornou o site viral na internet portuguesa – o número de fogos na cidade de Lisboa. Lisboa, uma pequena capital europeia, conta com 16 mil apartamentos inteiramente dedicados ao aluguer, enquanto que o Porto tem 7 618 – num total de 22 mil airbnbs em Lisboa e perto de 10 mil no Porto; Amesterdão tem 15 496 e Barcelona apenas 8 912, dados interessantes para colocar em perspectiva o preponderância do alojamento local na ocupação dos fogos em Portugal.

Screenshot via Inside Airbnb

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt