Radiohead lançam ‘biblioteca pública’ online

A ideia é simples mas sublinha um ponto importante pela descentralização da web.

 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A lendária banda Radiohead sempre teve uma relação particular com a internet. Em 2007, lançaram In Rainbows numa estratégia de ‘paga-o-que-quiseres’ e, agora, passados 13 anos voltam a inovar criando uma ‘Public Library’ de todo o seu trabalho. A ideia é simples mas sublinha um ponto importante pela descentralização da web.

Em vez de assumir que tem tudo online espalhado pelas redes sociais como é hoje comum, a banda decidiu centralizar todo o seu arquivo num site próprio – não só as músicas como merchandising antigo, iterações do website entretanto descontinuadas ou um arquivo das newsletters W.a.s.t.e. por si enviadas.

Esta opção não significa, contudo, um abandono das redes sociais ou das plataformas de streaming por parte da banda britânico; pelo contrário, essas vias continuarão activas e a servir para uma comunicação mais instantânea e personalizada com os fãs. Segundo o The Guardian, os membros da banda farão, nos próximos dias, uma selecção do seu material de arquivo preferido nas suas contas de redes sociais.

A ideia de criar uma ‘biblioteca pública’ é levada tão a sério que o site até permite a criação de um cartão de registo com um QR para acesso rápido ao arquivo.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!