Extensões para bloquear as distrações e derrotar a procrastinação

Foto de Nathan Dumlao via Unsplash

Extensões para bloquear as distrações e derrotar a procrastinação

Esta lista é para ti, que precisas de te focar mas ficas a fazer scroll à toa.

Estás a trabalhar no computador e, de vez em quando, dás por ti no Twitter ou a fazer scroll numa outra rede social. A internet consegue levar-nos à procrastinação e, com esses sites mesmo à mão, é fácil cairmos nesses vícios. Felizmente, existem algumas extensões para Chrome e Firefox que podem “meter-te na ordem”.

Uma delas chama-se Block Site e, como o próprio nome indica, permite bloquear sites. Uma vez instalada, podes adicionar os sites que não queres visitar e um URL para o qual vais ser redireccionado quando acedes a esse site. Através da barra de ferramenta do teu browser, podes activar e desactivar esta extensão facilmente, para que quando estejas num momento de lazer não tenhas os sites bloqueados; podes também definir um horário para os bloqueios por horas e dias da semana.

O Block Site oferece ainda um “modo de trabalho”, que, ao contrário do modo normal, permite-te bloquear uma lista de sites durante um período de tempo e não de forma contínua. Há ainda um “modo adulto” para que possas bloquear sites que estejam listados como de pornografia e de conteúdo adulto.

O Block Site está disponível para Chrome e Firefox. Também há para iOS e Android, sendo que neste segundo também permite bloquear apps (não apenas sites) que sejam distracções.

Outra extensão que podes instalar é o Leech Block e oferece um conjunto de ferramentas mais avançadas. Com o Leech Block podes definir até 30 conjuntos diferentes de sites para bloquear durante diferentes períodos de tempo. Podes bloquear sites durante um período de tempo fixo (por exemplo, entre as 9 da manhã e as 17 horas), depois de um limite de tempo (por exemplo, tens 10 minutos de navegação por hora) ou com uma combinação dos dois (apenas 10 minutos por hora entre as 9 e as 17).

O Leech Block permite definir uma palavra-passe para acederes a conteúdo bloqueado caso precises mesmo e que também pode funcionar como elemento dissuasor – em vez de ires logo para o site, tens um passo intermédio. Podes também criar uma contagem decrescente para aceder aos sites em vez de os bloqueares por completo. Adicionar sites e criar excepções nesta extensão é igualmente fácil.

O Leech Block está disponível para Chrome e Firefox, e podes conhecer mais sobre esta extensão no site do seu programador.

No caso de procurares uma solução mais simples, considera o Delay para Chrome ou o DelayWebpage para Firefox. Estas duas extensões, apesar de serem de autores distintos, servem para o mesmo: atrasar o carregamento de sites ou páginas indesejadas no teu browser. Ou seja, imagina que não queres visitar o Twitter durante o trabalho; se ele carregar rápido, é fácil caíres na procrastinação; mas se demorar mais que o normal no loading, se calhar vais pensar duas vezes e fechar o separador antes que o site completo sequer carregue.

Se ficaste curioso com algumas destas extensões, experimenta e vê se te ajudam. Caso tenhas alguma que uses e que não esteja na lista, manda-nos um e-mail para comunidade@shifter.pt. Boa produtividade!

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt