A conferência organizada por alunos do Técnico está de volta. É aberta, gratuita e interessante

Procurar
Close this search box.

A conferência organizada por alunos do Técnico está de volta. É aberta, gratuita e interessante

De 17 a 21 de Fevereiro, a SINFO volta a abrir no Instituto Superior Técnico com palestras, workshops e uma feira para os alunos e para toda a gente que goste de tecnologia.

De 17 a 21 de Fevereiro, a Semana da Informática, ou SINFO, volta ao recinto do campus da Alameda do Instituto Superior Técnico (IST) para a sua vigésima sétima edição, onde os visitantes poderão assistir a diversas palestras e workshops relacionados com a área da tecnologia. A entrada é livre e gratuita.

De há uns anos para cá que, durante os primeiros dias do segundo semestre académico, uma gigante tenda branca é montada no campus do Técnico para albergar várias empresas, workshops e oradores na área da tecnologia. Mas nem sempre foi assim: a SINFO começou por ser uma simples feira para alunos de Engenharia Informática do IST e foi gradualmente crescendo até ao pequeno titã que é agora.

As primeiras edições decorreram num dos pavilhões do Técnico, com apenas algumas mesas montadas e muito poucas empresas a marcar presença. Nessa altura, não havia sequer a ideia de algum dia poder contar com oradores para enriquecer o projeto. Era, portanto, uma feira de alunos para alunos, que apesar da sua simplicidade, depois de muitos anos de esforço e perseverança, ganhou uma dimensão tal que passou a ter a necessidade de alugar uma tenda exclusivamente para o evento.

Os anos continuaram a passar e o crescimento continuou a ser acentuado. Em 2018, por exemplo, cerca de 7000 pessoas passaram pela SINFO. Ao contrário de muitas outras feiras do mesmo calibre, a SINFO é organizada por estudantes universitários, mas totalmente aberta no GitHub e também a qualquer pessoa de fora, seja estudante ou não, para além de ser totalmente gratuita.

No interior, os visitantes podem estabelecer relações com as várias empresas convidadas, participar em sorteios de telemóveis ou drones, por exemplo, ou até mesmo assistir às palestras dos oradores convidados do ano. Em anos anteriores, a feira teve a oportunidade de albergar nomes como Peter Sunde, o fundador do Pirate Bay, e Steve Huffman, um dos cofundadores da rede social Reddit.

“Eu copio, logo existo”

Este ano, os atractivos são vários. As palestras e os workshops estão divididas em cinco categorias diferentes, sendo que cada uma preenche um dos cinco dias da feira: Engenharia de Software, Multimédia, Segurança, Videojogos e Tecnologia Disruptiva.

No dia 17, dedicado à Engenharia de Software, vamos poder ouvir uma palestra dada por Bhairav Mehta, Senior Data Scientist e Technical Program Manager com cerca de 14 anos de experiência em tópicos muito actuais como Big Data e Machine Learning.

No dia 18, dedicado a Multimédia, a feira conta com a presença de Hannes Poser, artista de efeitos visuais que teve a oportunidade de participar na criação dos efeitos visuais de filmes como Captain America: Winter Soldier, Iron Man 3 e Wolf of Wall Street, ou séries como Game of Thrones. Para além de Poser, marcará presença Dale Mayeda, animador de efeitos visuais cujo reportório inclui participações em filmes vencedores de Óscars, como Frozen e Big Hero 6.

Para os que se interessam por Segurança, o dia 19 será perfeito, contando com a presença de Ellen Cram Kowalczyk, líder de segurança que já teve sob a sua alçada uma equipa da Microsoft Azure e uma da Amazon AWS EC2. Tracie Martin, que atualmente trabalha numa equipa do Twitter, irá também passar pela feira neste dia para partilhar as suas experiências.

Dedicado aos gamers, o dia 20 tem como tópico principal… videojogos. Jamie Fristrom, que colaborou com a Treyarch e atualmente com a Mojang, estará presente, bem como Ian Livingston, que lidera a User Research Team na Blizzard Entertainment, onde estudam as interações dos jogadores em jogos como World of Warcraft, Overwatch e Hearthstone.

Para finalizar mais uma edição, teremos um dia dedicado a Tecnologia Disruptiva e vamos poder ouvir Karen Cheng, Head of Social do 9GAG, e Sanghee Oh, Senior Deisgner na Microsoft.

Mais detalhes sobre a SINFO podem ser encontrados no site do evento.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Pedro Caldeira

    Engenheiro Informático de profissão, Pedro Caldeira é um apaixonado por tecnologia e acima de tudo música. Escreve regularmente sobre temas relacionados com tecnologia disruptiva e sobre álbuns e artistas que o inspiram.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt