Apps para fazer a festa com amigos… sozinho em casa

Há várias formas de recriar um jantar com amigos, uma ida ao cinema ou um Netflix and chill. Conhece-as aqui.

 
Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Isolamento físico não é isolamento social, e lá porque temos de estar em casa por causa dos (mesmo) importantes protocolos de distanciamento e quarentena que marcam este período excepcional, não significa que tenhamos de estar sozinhos. Também não temos de estar sempre online, e podemos até tentar usar esta fase de isolamento obrigatório para explorar novas formas de lidarmos connosco próprios, com os nossos hobbies e interesses. Ainda assim, é normal que este impedimento de estares com as pessoas de quem gostas te deixe ansioso ou perdido, por ser uma quebra na tua rotina ou, simplesmente, porque são momentos que te fazem bem, e dos quais estás a ser privado.

Se te sentes dessa forma, e queres manter o contacto ou alguns rituais com amigos e familiares, sabe que a Internet pensou em ti. Há várias formas de recriar um jantar com amigos, uma ida ao cinema, um Netflix and chill, ou até um jogo de cartas que não o Solitário, sem que tenham todos de estar a pressionar Enter no mesmo milésimo de segundo, enquanto fazem malabarismos entre Skype, Messenger, Slack ou Discord.

Aqui falámos-te de algumas plataformas de chat e videochamada que têm servido de pontos de encontro em tempos de Covid19. Porque trabalhar a partir de casa também é um desafio, mencionámos apps como o Slack, o Zoom, passando pelo português Colibri, que podem facilitar o contacto com colegas e as tuas actividades profissionais. Falámos-te também do velhinho Skype e ainda do HouseParty – que apesar de ter sido lançado em 2016, viu a sua popularidade crescer por estes dias, porque além de permitir realizar videochamadas de grupo muito facilmente, tem alguns extras, como filtros engraçados ou a possibilidade de jogar várias versões de jogos bem conhecidos durante a chamada. Agora, queremos apresentar-te outras apps, sites e extensões, ainda mais focadas em replicar o ambiente de um café com amigos, e que, mais do que conversar, permitem participar em várias actividades específicas de grupo.

Netflix Party

O Netflix Party é uma extensão exclusiva do Google Chrome que requer que apenas uma pessoa a instale, tornando-a mais fácil de configurar, e permitindo que toda a gente participe, mesmo quem não tenha uma conta de Netflix.

Depois de instalada, a pessoa no controlo pode escolher um filme ou série que queira ver em grupo e clique no botão vermelho “NP” no canto superior direito da janela, para obter um link correspondente à sessão partilhada. Qualquer pessoa com acesso ao link poderá assim participar na Netflix party criada pelo anfitrião em questão. Há ainda um chat no lado direito da sessão de visualização, para comentários live, onde cada um pode escrever o seu nome e um ícone, para se distinguir do resto do grupo. O Netflix Party permite a visualização em ecrã cheio e o anfitrião pode escolher, ou não, se quer que qualquer pessoa na sessão possa pausar ou deslizar pela linha do tempo do conteúdo em questão – todos verão essas interações com o vídeo. Ah, e a qualidade da imagem é óptima.

A maior desvantagem da Netflix Party é que o link que geramos está directamente associado ao filme ou episódio escolhido no momento em que é criado. Ou seja, se quiserem ver uma série em conjunto, será preciso criar um link novo cada vez que um episódio termina – mesmo que o Netflix original passe automaticamente para o próximo episódio, todos os intervenientes serão expulsos da sessão e precisarão de outro link para voltarem a entrar. Isto significa que o grupo não vê tudo o que fizeres na tua conta de Netflix, por isso não há streaming se retrocederes da série para ir escolher outra, e não podem, por exemplo, escolher o que querem ver em conjunto.

Kast (ex-Rabbit)

Se calhar já conheceste o Kast quando ainda se chamava Rabbit. Tal como o Netflix Party, serve para compartilhar o visionamento de filmes, séries ou outros conteúdos vídeo com amigos. É um dos pontos de encontro online mais completos que existe, em parte porque pode ser usado em qualquer navegador e também porque te permite compartilhar conteúdos de praticamente todos os serviços de streaming que existem, do Netflix, ao Hulu, ao Crackle, ao YouTube.

Ao contrário do NetflixParty, o Kast exige que cries uma conta, mas também funciona com uma pessoa no controlo do streaming. Para o instalares, basta acederes ao site, onde vais encontrar três opções: Kast Desktop, Kast Web e Kast Mobile – o Kast Desktop é a única opção que permite partilha de vídeo e voz em simultâneo. Depois de criares a festa e convidares os teus amigos, também eles vão ser convidados a descarregar a aplicação. O Kast oferece depois ao líder do encontro três opções para streaming: browser completo, uma janela ou a webcam. Depois basta acederes ao serviço de streaming que quiseres e partilhar com os teus amigos.

Este hub de streaming alberga até 100 pessoas no canal, óptimo se tiveres um grupo de amigos realmente grande. Lembra-te apenas que se escolheres mostrar o browser ao canal, todas as pessoas na festa vão poder ver todos os separadores que tiveres abertos, por isso, atenção a matérias mais… privadas.

O maior problema do Kast tem, curiosamente, a ver com a sua versatilidade. Como permite tantas opções de partilha de stream, é um pouco difícil navegar e a qualidade de imagem não é a melhor. Além disso, há a questão de o criador da festa só poder partilhar o seu ecrã/janela ou webcam de cada vez. Isso significa que, embora o líder possa ver as webcams de todos os seus amigos e os seus amigos poderem ouvir o anfitrião, ele não pode compartilhar as suas duas imagens em simultâneo.

Kosmi

O Kosmi dá para assistir a filmes, servir como plataforma de chat, ou de jogos e pode ser usado com amigos ou estranhos, num sistema de salas virtuais, como as salas de chat que usávamos nos inícios dos 2000. Não é necessária nenhuma inscrição, instalação ou download e, tal como o Netflix Party, a formação de um grupo de festa acontece através do simples envio de um link.

A opção de partilha de ecrã permite transmitir imagens para todos os intervenientes na sala dos mais diversos serviços de streaming. Há ainda a opção de correr emuladores para jogos de SNES (Super Nintendo Entertainment System) ou NES (Nintendo Entertainment System) com vários jogadores, e a possibilidade de jogar Texas Holdem Poker, uma OpenArena e os mais variados jogos de cartas. Em todas as salas é permitido o uso de webcam e microfone, e podes ainda usar o lobby público da plataforma, e entrar em salas com estranhos que estejam a fazer algo que te interesse! 

JQBX

A JQBX é uma app que, conectada ao Spotify, te permite juntar os teus amigos numa sala onde cada um pode ser o DJ, passando música à vez. Está disponível para iOS, Android, macOS e no site jqbx.fm. Podes pesquisar, salvar e criar as tuas próprias salas públicas ou privadas, com entrada permitida via password, tal e qual uma festa exclusiva daquelas que funciona por convite ou nome na guest.

Cada sala tem um chat onde os convidados podem interagir e usar um sistema de classificação rápida com 👍 ou  👎 (dope/nope) para cada música. A JQBX é assim uma óptima forma de apresentares músicas novas aos teus amigos, e vice-versa, conheceres os seus gostos musicais e fazeres novas adições às tuas playlists. A app permite-te salvar músicas tocadas por outros DJs numa nova playlist do Spotify para ouvires mais tarde, e consultar o histórico de faixas tocadas numa sala.

Podes voluntariar-te para ser DJ e, caso haja mais do que um interessado, a JQBX alterna entre utilizadores, tocando uma música de cada vez na lista de reprodução.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.