Site permite acompanhar os eventos cancelados ou adiados em Portugal

Procurar
Close this search box.

Site permite acompanhar os eventos cancelados ou adiados em Portugal

O site jafoicancelado.pt, mantido de forma voluntária e descomprometida, lista alguns dos eventos cancelados ou adiados em Portugal.

Universidades fechadas, escolas encerradas, bibliotecas, piscinas e museus na mesma onda devido ao Covid-19, eventos cancelados ou adiados. Em Portugal este é o cenário actual de um país em estado de prevenção e que, de um modo geral, está a evitar grandes concentrações de pessoas de forma a conter a propagação e contágio desta epidemia sem paralelo na história recente. Há mais de 118 mil casos confirmados por todo o mundo; em Itália existem mais de 10 mil, em Espanha e França mais de 1500; em Portugal o número de casos confirmados é de apenas 59, mas há mais de 3060 sob vigilância e a Ministra da Saúde diz que o número de casos confirmados vai aumentar.

No início desta semana, o Governo português, através do Ministério da Saúde, recomendou o cancelamento ou adiamento de eventos ao ar livre com mais de 5 mil pessoas e em recinto fechado com mais de mil. Desde então, uma série de iniciativas já agendadas desapareceram dos calendários ou foram passadas para meses mais adiante. Feiras, concertos, festivais e eventos desportivos, muitos deles programados para Março, foram adiados ou cancelados; há também casos de eventos que vão acontecer como previsto mas à porta fechada.

O site jafoicancelado.pt foi desenvolvido por um internauta português e replica a mesma ideia do original isitcanceledyet.com. Nessa página, mantida de forma voluntária e descomprometida, é possível obter uma lista simples e actualizada de eventos cancelados ou adiados em Portugal. (Outras listas podem ser encontradas aqui e aqui.)

Esta não é uma lista completa ou exaustiva. Em Lisboa e no Porto, as respectivas Câmaras Municipais decidiram encerrar bibliotecas, museus, cinemas e teatros que estão sob alçada municipal. Isso significa o adiamento de peças de teatro e de outros eventos programados para esses espaços. Em Lisboa, são afectados locais como o Teatro São Luiz, o Teatro do Bairro Alto, o Cinema São Jorge ou a Fundação José Saramago. No Porto, são afectos o Teatro Municipal, a Galeria Municipal ou o Cineclube do Porto. Casa da Música e Serralves, espaços que não são geridos pela autarquia da Invicta, mantém-se abertos à data deste artigo; mas na capital, espaços privados como a Fundação Calouste Gulbenkian cancelaram ou adiaram toda a sua programação ou parte da mesma.

Prevenção

Estas medidas servem de prevenção para conter a propagação do Covid-19, numa altura em que as notícias mais recentes avançam que a Ministra da Saúde, Marta Temido, considera que a “dinâmica da evolução epidemiológica está a ser muito rápida” e será “inevitável a entrada na fase de mitigação dentro de horas ou dias”, ou que o Ministro do Ambiente já garantiu planos de contingência em todos os transportes públicos.

Por todo o mundo, grandes eventos têm também sido cancelados ou adiados e, sem alarmismos, as autoridades de saúde têm procurado explicar às populações o que devem fazer. Entretanto, em Portugal existem à data e hora desta peça 59 casos confirmados, sendo que podes acompanhar a evolução da epidemia neste site.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt