Agora podes imprimir artefactos históricos com esta colecção em domínio público

Através do Sketchfab, um conjunto de 27 organizações culturais de 13 países diferentes, incluindo Portugal, colocaram em domínio público réplicas em 3D de centenas de artefactos culturais e objectos históricos.

“O domínio público é a contribuição de cada geração para a seguinte.” A frase é de um ilustrador francês que entrevistámos e que disponibiliza o seu trabalho online em ‘domínio público’, tornando-o, como a própria designação sugere, de todos. Além das ilustrações de Christopher Dombres, há muitos outros conteúdos online em domínio público e isso é especialmente verdade para materiais de âmbito cultural. Museus, bibliotecas e arquivos costumam disponibilizar partes do seu acervo para acesso livre e usufruto por quem quiser.

Através do Sketchfab, uma plataforma online onde criadores podem disponibilizar modelos 3D, um conjunto de 27 organizações culturais de 13 países diferentes, incluindo Portugal, colocaram em domínio público réplicas em 3D de dezenas de artefactos culturais e objectos históricos. Qualquer pessoa pode agora descarregar esses modelos 3D, modificá-los se assim o entender e imprimi-los em casa ou num fablab numa impressora 3D.

O Sketchfab iniciou esta colaboração com museus e arquivos de várias partes do mundo com cerca de 1700 peças 3D, mas este não é um projecto terminado e ao longo do tempo mais objectos serão adicionados a esta colecção livre, pública, gratuita e acessível em qualquer lado.

Os modelos 3D disponíveis vão desde simples fósseis a artefactos mais sofisticados e, por serem objectos digitais, preservam, de certo modo, a nossa história e ancestralidade. Podes imprimir, por exemplo, um modelo da cápsula Apollo 11, disponibilizada pelo Smithsonian Institute, uma ânfora grega do Cleveland Museum of Art ou um crânio de um T-Rex do Digital Atlas of Ancient Life. Estão também disponíveis uma série de modelos do Museu Virtual de Montemor-o-Novo, em Portugal.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.