Voluntários portugueses juntam-se para trabalhar em soluções tecnológicas para o Covid-19

Procurar
Close this search box.

Voluntários portugueses juntam-se para trabalhar em soluções tecnológicas para o Covid-19

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

É num grupo de Slack que a magia acontece. Dividida em vários canais, esta comunidade parece imparável: há novas mensagens a cair a cada segundo, projectos e ideias distintas a serem discutidas em simultâneo e chamadas a acontecer.

O surto de Covid-19 colocou o trabalho remoto na ordem do dia e tem sido remotamente que perto de 800 pessoas, de empresas diferentes e das mais variadas áreas de actividade, se juntaram para encontrar soluções tecnológicas que possam ser úteis no actual contexto pandémico.

É num grupo de Slack que a magia acontece. Dividida em vários canais, esta comunidade parece imparável: há novas mensagens a cair a cada segundo, projectos e ideias distintas a serem discutidas em simultâneo e chamadas a acontecer. O grupo de trabalho chama-se tech4COVID19 e começou com uma conversa informal entre alguns fundadores de start-ups tecnológicas portuguesas; mas desde o fim-de-semana são centenas de voluntários que se associaram à ideia e que em conjunto estão a trabalhar em alguns projectos de base tecnológica.

São, neste momento, 12 as ideias em ebulição, algumas delas em estado bastante avançado. Uma das que está pronta é uma campanha de crowdfunding para compra de material hospitalar e que já está online na plataforma GoParity. Mas há outros objectivos em cima da mesa: melhorar o rastreamento de redes de contágio; facilitar videochamadas entre médicos e doentes; criar uma rede de suporte a médicos e enfermeiros deslocados ou a pessoas que simplesmente necessitam de ajuda para ir às compras ou à farmácia; criar um chatbot para se tirarem dúvidas dos apoios concedidos pelo estado às empresas e às pessoas singulares; disseminar informação, recrutamento e coordenação de profissionais de saúde; ou ainda criar um sistema que permita à população verificar sintomas sem necessidade de ir ao médico.

Quem quiser estar por dentro do tech4COVID19 pode juntar-se à comunidade no Slack e deixar aqui os seus dados. O projecto pode também ser acompanhado nas redes sociais Twitter, LinkedIn, Instagram e Facebook; e em breve será lançada em tech4covid19.org uma plataforma de acesso a todos os projetos, que oportunamente serão também divulgados individualmente.

A comunidade de voluntários tech4COVID19 conta com profissionais de áreas tão variadas como a cibersegurança, saúde, manutenção, recursos humanos, consultoria, serviços na nuvem, comércio eletrónico, dispositivos médicos, entre muitas outras. O movimento já está em contacto com profissionais de saúde e com as entidades competentes, tal como a Direção-Geral da Saúde, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e as Administrações Regionais de Saúde, de forma a validar a sua contribuição, tendo em conta as necessidades actuais do país, sem correr o risco de criar obstáculos às operações já em curso.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt