Como aproveitar o tempo livre para aprender: 5 sites (e mais) com milhares de cursos grátis que podes começar hoje

Ferenc Horvath via Unsplash

Como aproveitar o tempo livre para aprender: 5 sites (e mais) com milhares de cursos grátis que podes começar hoje

Deixando o exercício de reflexão para outra altura, a verdade é que a internet existe, cabendo a cada um de nós saber como tirar o melhor partir dela.

Parece que afinal o fim era apenas um início… Como temos visto, o ser humano é perfeitamente capaz de se ajustar a mudanças radicais na sua vida. Somos seres de rotinas e hábitos, logo, a solução era simples… só tínhamos de criar novos.

Trocar o café na esplanada com amigos e conhecidos pela companhia daqueles que nos são mais próximos; substituir as idas ao ginásio pelo exercício entre quatro paredes; descobrir o que fazer com o tempo em casa — porque agora… tudo é tempo em casa.

Imagina como seria diferente se não vivêssemos na era da internet onde, apesar de estarmos todos fechados em casa, é um simples clique que nos separa do resto do mundo.

Deixando o exercício de reflexão para outra altura, a verdade é que a internet existe, cabendo a cada um de nós saber como tirar o melhor partir dela.

Para te ajudar a valorizar o teu bem mais precioso, temos procurado criar listas de sugestões que te possam inspirar e ajudar a aproveitar esta oportunidade:

O tempo ganhou tempo e não sabemos o que fazer com ele.

Algumas iniciativas que surgiram em contexto de pandemia

Muitas têm sido as iniciativas criadas, em tempo recorde, durante esta quarentena. No Shifter temos procurado manter-te actualizado sobre todas elas.

Todos os dias, têm surgido novos projetos, para todos os gostos, como forma de combater o isolamento social e ajudar as pessoas que estão fechadas em casa. Estes foram apenas alguns dos mais recentes que a internet viu nascer:

O mais provável é que, entre o momento em que este artigo foi escrito e tu o começares a ler, mais projetos de qualidade tenham sido lançados e esta lista começa a merecer uma nova atualização. Se achas que sabes de algum que mereça estar nesta lista, não hesites e entra em contacto connosco ou deixa um comentário na publicação.

Cursos grátis que podes fazer online

E se estes dias não tiverem necessariamente de ser sinónimo de ficar parado? Para que possas aproveitar o tempo livre de hoje e estar melhor preparado para a azáfama de amanhã, criámos uma lista com 5 sites que ofereçam milhares de cursos grátis online.

Se gostas de aprender coisas novas ou atualizar o conhecimento que já tens sobre certas áreas, então talvez esta seja a altura ideal para procurares um bom curso online.

  1. Atelier Digital da Google: O Atelier Digital Google, oferece um bom leque de aulas gratuitas, em português, e dá-te a possibilidade de obteres um certificado em Marketing Digital, que é reconhecido pelos profissionais da área. Para quem pretende aprender os básicos sobre o mundo digital este curso é um must have.
  2. HubSpot Academy: Se tens um particular interesse pelas áreas do mundo digital, a HubSpot Academy tem uma oferta de cursos gratuitos que merecem a tua atenção, em áreas como: Marketing, Vendas, Serviço e Design. Se estiveres à procura de um curso que te ofereça um certificado final, de forma a acrescentar valor ao teu currículo, tens 15 cursos que podes fazer. Por outro lado, se apenas pretendes saber mais sobre determinado tópico podes, de forma gratuita, assistir apenas às aulas que te interessam. A HubSpot Academy oferece ainda a possibilidade de fazeres um dos seus principais cursos, Inbound Marketing, com tradução em português (Brasil) – infelizmente as outras opções são todas em Inglês.
  3. Udemy: O Udemy é dos sites com uma maior oferta de cursos (mais de 100 mil), sobre as mais diversas áreas – desde desenvolvimento de aplicações, fotografia, edição de imagem contabilidade, moda, etc. – O difícil aqui é mesmo decidir o que escolher.
  4. Coursera: Alguma vez consideraste a hipótese de fazer um curso online numa das maiores Universidades do mundo? Se respondeste sim, então o Coursera é o local de eleição. Com uma oferta superior a 4 mil cursos, no Coursera, consegues encontrar um pouco de tudo. Desde áreas muito variadas (como o curso sobre Felicidade da Univerdade de Yale), diferente níveis de dificuldade, até às instituições de ensino responsáveis por lecionar os cursos (tanto podes estar a tirar um curso sobre Marketing Digital dado pela Universidade de São Paulo, aprender sobre os Mercados Financeiros com Universidade de Yale, ou Escrita Criativa com a Universidade de Wesleyan). É importante salientar que neste site existe uma oferta geral de cursos que podem (ou não), ser gratuitos. De qualquer das formas, mesmo que o teu interesse seja tirar um curso específico, que é pago, existe uma oferta de apoios financeiros para quem deles precisar. A maioria das opções pagas que o site oferece funcionam com base num modelo de subscrição que varia entre 39-79 dólares por mês. No entanto, se apenas estás interessado em cursos gratuitos, basta escreveres “free” ou “grátis” na barra de pesquisas e imediatamente recebes um catálogo de cursos que podes tirar sem gastar um único cêntimo.
  5. edX: Fundado em 2012, pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o edX é um MOOC (Massive open online course), tal como a Udemy e Coursera, que oferece mais de 2500 cursos online lecionados por instituições de renome. Esta pode ser uma boa opção para aqueles que procuram algo mais sério e com um maior reconhecimento geral.

Como escolher o curso certo para ti

Como podes ver, existem muitas opções que podes usar durante estes tempos para manter a tua mente ocupada e aprender algo novo. Mas com tantas opções disponíveis levanta-se a questão: como saber qual o melhor curso para mim? A resposta é simples: depende daquilo que procuras. Estás à procura de um curso sobre uma área especifica? Queres apenas obter um certificado para adicionar ao teu perfil de LinkedIn, e com isso obter maior visibilidade no mercado? Ou apenas queres aprender algo novo?

É importante que percebas que o curso, por si só, não vai fazer com que consigas o teu emprego de sonho, mas ao teres um certificado para mostrar na tua próxima entrevista de emprego já estás a passar uma mensagem muito clara sobre quem tu és e como decidiste usar o teu tempo durante a quarentena.

Talvez mais do que o comprovativo final e tangível em como fizeste um curso, o melhor que podes retirar é a mensagem que transmites de ti mesmo.

A internet é um mundo cheio de opções – Pesquisa!

Não podia acabar este texto sem deixar uma pequena nota pessoal. Hoje falámos de 5 opções viáveis de cursos online gratuitos, mas existem muito mais oferta neste mercado imparável que é a internet: Masterclass, Lynda, ou projectos específicos e gratuitos como o FreeCodeCamp.

Da próxima vez que te perguntarem o que estiveste a fazer durante a quarentena podes responder que tiveste aulas de: ténis com a Serena Williams; escrita criativa com a Margaret Atwood; pensamento cientifico com o Neil DeGrasse Tyson; representação com a Natalie Portman; ou culinária com o Gordon Ramsay.

Alguns cursos podem precisar de uma assinatura mensal, outros podes ter que pagar um bom dinheiro para os fazer, mas a verdade é que se souberes exatamente o que pretendes e conseguires encontrar a melhor oferta para ti, então vale a pena.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Marco Cotas

    Nascido e criado em Coimbra, onde se encontra a estudar Marketing e Negócios Internacionais. Apaixonou-se pela escrita, é amante de cafés e tem um relacionamento sério com a literatura. Escritor favorito: Ernst Hemingway. Livro favorito: Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt