Principais funcionalidades do GitHub são agora gratuitas para todos

Procurar
Close this search box.
Imagem via GitHub

Principais funcionalidades do GitHub são agora gratuitas para todos

O GitHub anunciou esta semana que a partilha de repositórios privada passa a ser gratuita para todos os utilizadores, deixando de ser necessária a subscrição do plano Teams.

Um dos motivos pelos quais nós, no Shifter, optámos pelo GitLab em detrimento do GitHub teve que ver com o facto de o primeiro permitir, no plano base gratuito, a criação de repositórios privados nos quais diferentes pessoas possam estar a trabalhar – no GitHub essa opção era paga. (Outro motivo, menos importante, prendia-se com o facto de o GitLab ser uma estrutura independente, enquanto que o GitHub pertence à Microsoft.)

Contudo, o GitHub – a par do GitLab, uma das mais populares plataformas online para projectos open source – anunciou esta semana que a partilha de repositórios privada passa a ser gratuita para todos os utilizadores, deixando de ser necessária a subscrição do plano Teams. O GitHub não vai colocar limites no número de colaboradores que podem estar associados a um determinado repositório. Com esta novidade, as funcionalidades principais do GitHub passam a ser gratuitas para todos os utilizadores, sem qualquer custo – algo que, como já referimos, acontecia no GitLab. Tanto o GitHub como o GitLab têm planos pagos para os chamados power users, isto é, aqueles utilizadores mais exigentes. No caso do GitHub, a opção mais acessível chama-se Teams, dá, entre outras funcionalidades, mais espaço de armazenamento e custa agora 4 dólares/mês.

Screenshot via GitHub

“Estamos a transitar o GitHub de um modelo pagar-por-privacidade para pagar-por-funcionalidades, o que tipicamente é chamado de freemium”, esclareceu Nat Friedman, CEO do GitHub, ao TechCrunch, referindo que esta mudança estava prevista há algum tempo – na sequência da aquisição da plataforma pela Microsoft em 2018 –, e que não foi motivada pela crise do Covid-19. “Queremos que qualquer programador e equipa na terra use o GitHub para desenvolvimento, seja público ou privado.”

O GitHub e o GitLab são peças importantes no puzzle do open source. É habitualmente nestas plataformas que programadores partilham código em formato aberto para que outros possam utilizá-lo; mas estes serviços servem também para a colaboração interna entre programadores. No GitLab do Shifter, temos publicado o nosso primeiro (e, por agora, único) projecto open source – o da fonte Shifter Sans; mas temos outros projectos nos quais estamos a trabalhar em privado (como é o caso do nosso novo site) e que partilhamos uns com os outros através do GitLab. No nosso processo de trabalho, dá-nos muito jeito o GitLab permitir a partilha de repositórios privados sem custo.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt