Vasya Run ensinam a libertar a tensão e “largar a máscara”

Estes exercícios não são propriamente certificados, nem pretendem ter uma dimensão formal por aí além. Em vez disso, propõe-nos algo simples mas hoje em dia cada vez mais distante, que conheçamos e reconheçamos o nosso corpo.

Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Os Vasya Run são um grupo de performance russo que junta gente de diversas áreas com um objectivo em comum: levar até um público vasto um ritual inspirado nos ensinamentos do místico arménio George Ivanovich Gurdjieff. Falámos-te deles quando passaram por Portugal para uma surpreendente apresentação no MAAT e, agora, voltamos ao assunto para te dar a conhecer os exercícios de relaxamento que têm partilhado em tempos de pandemia.

Se a máscara é um elemento comum nas suas performances, a ideia de partilhar com o público algumas das técnicas nem tanto — pelo que este conteúdo oferece como que uma viagem ao pensamento do grupo. Importa dizer que o seu trabalho performativo deriva de uma prática pessoal de cada um dos elementos do grupo e que os ensinamentos de Gurdjieff são como que exercícios meditativos que procuram explorar e aprimorar a relação humana entre o corpo e a mente.

Estes exercícios não são propriamente certificados, nem pretendem ter uma dimensão formal por aí além. Em vez disso, propõe-nos algo simples mas hoje em dia cada vez mais distante, que conheçamos e reconheçamos o nosso corpo. Que sintamos os nossos ossos, a sua estrutura e o calor que o nosso corpo emite. De certa forma, apresentam-se como uma alternativa para quem quer experimentar práticas meditativas mas não se identifica com a quietude do que é costume, partindo das ideias do escritor, místico e filósofo conhecido por cunhar a ideia do Quarto Caminho — uma versão humana e terrena de uma perspectiva quase esotérica, onde o autoconhecimento é cultivado como algo quase divino.

View this post on Instagram

Глубокое расслабление лица благодаря ощущению скелетa и костей, дыханию и движениям. Работайте с каждой стороной лица. Мойте руки перед выполнением. Упражнение помогает чувствам снова течь естественно, а ум делает спокойным. Deep facial relaxation through sensing the skeletal structures and bones, breathing and movements. Work with each side of the face. Wash your hands before doing. Facial lesson helps senses to flow naturally and mind to stay quiet. #feldenkrais #lahaine #suburbs #facerelaxation #dropthemask #фильмненависть #фельденкрайз #расслабление #издома #blackandwhite #balconstyle #набалконе #deeprelaxation #socialmask #vasyarun #васябеги

A post shared by ВАСЯБЕГИ (@vasyarun) on

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.