À conversa sobre o papel da imprensa numa pandemia

Procurar
Close this search box.

À conversa sobre o papel da imprensa numa pandemia

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Um encontro promovido pela revista Gerador no Zoom e no qual o Shifter participou.

A convite do Gerador, uma revista independente que promete investigar a nossa cultura, participámos na semana passada numa conversa sobre jornalismo em emergência e o papel da imprensa numa pandemia. O encontro aconteceu via Zoom e pode ser revisto em baixo no YouTube.

Moderada por Ricardo Ramos Gonçalves, do Gerador, a conversa contou com a participação de três jornalistas: João Gabriel Ribeiro, director do Shifter, Vítor Belanciano, do Público, e Cláudia Marques Santos, jornalista freelancer que colabora com publicações como a Visão e o Diário de Notícias.

Neste debate de cerca de uma hora, com direito a perguntas via chat, falou-se sobre a resposta da comunicação social ao Covid-19, dos apoios governamentais e lançaram-se pistas sobre o futuro presente dos media.

Num diálogo franco entre jornalistas de várias gerações, com vários contextos e aproximações à área falou-se de tudo um pouco. Do papel – ou da inércia – dos reguladores da Comunicação Social em Portugal, até às políticas de apoio aos media e à cultura, e ao papel das redes sociais num panorama mediático alargado. Num exercício de partilha de ideias, reflexões e inquietações, traçou-se uma ilustração do ecossistema comunicacional português, num momento de emergência em que este parece convidado a uma reinvenção que vá para lá dos apoios de emergência.

Referiu-se, na conversa, os 17 media independentes espanhóis que pedem ao Governo medidas que apoiem o sector, o editorial do Fumaça sobre a ERC e o editorial do Shifter, que publicámos na quinta-feira passada, depois desta conversa.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt