27º Jornal Mapa já está à disponível com o Covid-19 em destaque

Podes adquirir o teu exemplar por 1,5 euros ou fazer uma assinatura de 15 euros por seis números.

 
Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Com um site renovado e um novo apelo para assinaturas, o Jornal Mapa chega à edição 27ª e, como não podia deixar de ser, com uma parte considerável dedicada a este novo mundo da pandemia de Covid-19. Há um foco sobre as transformações sociais, políticas e económicas em curso, sobre o medo e sobre as iniciativas de apoio mútuo. Falamos das cantinas solidárias e das redes de proximidade, dos livreiros à alimentação, por entre as iniciativas e resistências que dão corpo à palavra solidariedade.

Há relatos diversos de um retrato da vida nesta pandemia ou da vida dos estafetas e do teletrabalho, e o depoimento do educador José Pacheco às abruptas transformações na educação. A edição conta ainda com uma peça dedicada ao racismo virulento sobre a comunidade cigana e um inevitável olhar crítico sobre a vigilância: do questionável mundo novo das apps de rastreamento à virulência tecnológica do 5G ou recordando o passado das tecnologias de vigilância sobre os refugiados.

O Mapa não esquece os migrantes. Diana Dias fala-nos do Pikpa Camp, uma alternativa de solidariedade aos refugiados na ilha grega de Lesbos, e recordamos a história das migrações partilhadas entre os algarvios e os marroquinos. Tal como não esquecemos em Portugal a luta contra a mineração, pois a ameaça da crise económica e social não trava as populações na defesa dos seus territórios. A poesia, o apocalipse dos Mão Morta ou a serie sobre o Candomblé são outros dos conteúdos de mais um Jornal Mapa.

O Jornal Mapa está disponível de Norte a Sul do país em diversos pontos de venda e podes também recebê-lo em casa, de três em três meses, fazendo uma assinatura. Com o apoio dos leitores, o Jornal Mapa quer continuar.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.