Diminuição da poluição terá provocado menos 609 mortes em Portugal

Procurar
Close this search box.
Foto de Maksym Kaharlytskyi via Unsplash

Diminuição da poluição terá provocado menos 609 mortes em Portugal

Mas esse número pode significar zero.

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, a poluição atmosférica mata cerca de seis mil pessoas por ano em Portugal. Mas há estimativas mais pessimistas, que apontam 15 mil mortes por ano. A exposição aos gases poluentes resultantes do tráfego automóvel, da aviação e da indústria, por exemplo, provoca complicações respiratórias e cardiovasculares, é um factor de risco para grupos vulneráveis como idosos e crianças, e pode agravar também a propagação de pandemias como a de Covid-19.

Uma análise do Centre for Research on Energy and Clean Air (CREA), uma organização independente de investigação dedicada à questão da qualidade do ar, citada pelo World Economic Forum, estima que a diminuição da poluição durante o mês de Abril poupou à Europa cerca de 11 mil mortes prematuras (com um nível de confiança de 95%). Só em Portugal, que ocupa a 7ª posição no gráfico, terão morrido menos 609 pessoas.

A CREA refere ainda que a diminuição da poluição, sobretudo devido à paralisação da indústria do petróleo e do carvão, resultou em menos 1,3 milhões de dias a faltar ao trabalho, menos 6 mil novos casos de asma nas crianças, menos 1,9 mil idas aos serviços de emergência devido a ataques de asma e menos 600 nascimentos prematuros.

Em Março, com o decreto do estado de emergência e a paralisação da economia nacional, a Avenida da Liberdade, a avenida mais poluída de Lisboa, viu os níveis de poluição baixarem para mínimos históricos. Nesta página da Agência Europeia do Ambiente, é possível acompanhar a concentração média de dióxido de azoto (NO2), um dos principais poluentes, no ar de cidades como Lisboa, Aveiro, Porto, Braga, Coimbra e Faro. Segundo os dados disponíveis, a poluição atmosférica na capital portuguesa, por exemplo, diminui 52% em Março em relação ao mês anterior, para 17,4 ug/m3, e 30% de Março para Abril, para 12,2 ug/m3.

A Agência Portuguesa do Ambiente lançou em 2019 o portal ‘Por Um País Com Bom Ar’, onde reúne um conjunto de informação útil sobre este tema, e disponibilizou uma aplicação móvel para iOS e Android que permite a qualquer pessoa ver a qualidade do ar que respira na sua zona de residência. Também no ano passado, a APA instituiu o Dia Nacional do Ar, que passou a ser assinalado a 12 de Abril.

Significado zero?

Algumas notícias recentes dão conta de que mais portugueses estão a comprar mais bicicletas e mais interessados nas duas rodas, registando-se mais utilizadores em lazer. Ainda assim, segundo dados recolhidos pelo Politico da aplicação de Mapas da Apple, o retorno ao automóvel está a acontecer mais rápido que o regresso aos transportes públicos numa Europa em desconfinamento, mostrando, a par com a retoma faseada da aviação e da industria, a improbabilidade de um ‘novo normal’.

É importante lembrar que a poluição atmosférica diminuiu não por causa medidas assertivas e devidamente ponderadas dos governos para diminuir as emissões e descarbonizar a economia – essas metas existem e, no caso português, estão traçadas para 2050. Diminuiu na sequência de uma situação pandémica sem precedentes que obrigou fábricas a fechar, confinou populações ao seu lar e empurrou milhões para o desemprego. Dados revelados em Abril dão conta de 392 mil pessoas registadas nos centros de emprego – ou seja, o número de desempregados subiu 22,1% em relação ao mesmo mês no ano passado e 14,1% relativamente a Março deste ano.

Perante uma crise económica à escala global, palpável nos números do desemprego mas noutras variáveis, torna-se relevante questionar se as mortes “poupadas” em Abril devido às quebras de poluição têm realmente o significado que se quer dar à partida. Afinal de contas, o interessante seria encontrar um ponto de equilíbrio e não louvar a imagem de um mundo com menos poluição mas onde o custo disso é mais elevado e se correm sérios riscos de a economia se tornar mais débil, levando a maiores níveis de desemprego, a empregos mais precários, a maior desigualdade social, a uma diminuição da saúde física e mental, ou a um agravar de problemas endémicos como a violência doméstica, o consumo de álcool ou drogas.

É evidente que as alterações climáticas são um assunto sério e que vai definir as políticas ao longo dos próximos anos, mas a transição deve ser feita de forma gradual e atendendo às diferentes variáveis que compõem o sistema social, de modo a não debilitá-lo. Sendo importante ressalvar que o argumento ecológico não deve ser medido apenas de um ponto de vista unidimensional e por critérios positivistas que meçam o seu sucesso sem reflectir sobre os seus custos.

No último dia de Abril, a Direcção-Geral de Saúde contabilizava 989 mortes em Portugal por Covid-19; durante esse tempo estima-se que muitas outras fatalidades tenham ocorrido por medo de os utentes se deslocarem até ao postos de saúde ou por actos médicos adiados. Assim, se é relevante observamos como o reorganizar da economia pode, efectivamente, fazer variar o nível de poluição e, ao limite, salvar vidas; ainda é mais relevante perceber todo sistema que lhe está agregado para que essa reorganização seja ponderada, equitativa e mitigadora de desigualdades sociais e de dificuldades de acesso a cuidados sanitários.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt