Prémios Grammy alteram categoria “urban” após críticas

Procurar
Close this search box.

Prémios Grammy alteram categoria “urban” após críticas

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Ao longo dos anos foram-se somando as críticas aos Grammys em torno desta categoria, de artistas como Billie Eilish ou Tyler, The Creator, que descreveu o uso de “urban” na categoria como “uma forma educada de dizer a n-word”.

Esta semana, a organização dos Grammys anunciou algo há muito antecipado por diversos artistas musicais, em especial por músicos BIPOC (black, indigenous and people of colour): a partir da próxima edição da gala (a 63ª edição, a realizar dia 31 de Janeiro de 2021) o termo “urban” deixará de ser usado para designar uma categoria dedicada à música RnB onde anteriormente era empregue — ou pelo menos, o termo deixará de ter um uso tão visível e óbvio.

Anteriormente conhecida pelo nome “Best Urban Contemporary Album”, a categoria em questão passará agora a chamar-se “Best Progressive RnB Album”. A mudança encontra-se somente na sua designação, mantendo-se inalterado o seu critério de seleção: são aceites por esta álbuns que incorporam vários dos elementos integrantes do género RnB, tais como hip-hop, soul, música eletrónica, entre outros. O termo também foi removido da categoria “Latin Rock, Urban Or Alternative Album”, renomeada entretanto como “Best Latin Rock Or Alternative Album”.

Ao longo dos anos foram-se somando as críticas aos Grammys em torno desta categoria, de artistas como Billie Eilish ou Tyler, The Creator, que descreveu o uso de “urban” na categoria meramente como “uma forma educada de dizer a n-word”. O site The Establishment publicou em 2018 uma análise etimológica do racismo subversivo inerente à palavra “urban”, especialmente no contexto da entrega de prémios.

A Recording Academy justifica esta ação como uma forma de realçar a crescente inclusividade no ramo musical. Porém, o termo “urban” não desapareceu por completo do dicionário dos Grammys. A categoria “Latin Pop Album” passará agora a chamar-se “Best Latin Pop Or Urban Album”, uma suposta reflexão da crescente presença de indivíduos de descendência latina na comunidade urbana americana, mas que por sua vez contradiz a justificação dada para a remoção do termo nas outras duas categorias.

Índice

  • Duarte Cabral

    Tem 26 anos, tirou o mestrado em Engenharia Informática e de Computadores e trabalha atualmente como engenheiro de dados. A sua real paixão reside nas artes, nomeadamente no cinema, literatura, e videojogos. Planeia eventualmente aventurar-se na área de cinema, mas até lá contenta-se a escrever sobre tudo aquilo que o inspira.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt