Lançámos a 2ª edição das Notas do Shifter. Já conheces a nossa rubrica?

Procurar
Close this search box.

Lançámos a 2ª edição das Notas do Shifter. Já conheces a nossa rubrica?

Tal como o Podcast Reunião Editorial, que lançámos a semana passada, queremos que os nossos produtos paralelos à editoria que fazemos diariamente no nosso site sejam como canais de transparência convosco.

Lançámos a primeira edição das nossas Notas no mês passado, e como todos os processos no Shifter, também as Notas se apresentaram como um formato dinâmico, aberto às vossas dicas e a melhorias constantes – principalmente porque as Notas são uma rubrica exclusiva para apoiantes do projecto, anexada à nossa campanha de investimento no Patreon.

Quando a lançámos, em Abril, dissemo-vos que, tal como os tempos, o Shifter estava a mudar. E porque no momento de lançamento da campanha, quisemos reforçar o compromisso de que estamos nisto juntos – nós e tu, que estás a ler isto – fazia mais sentido do que nunca que os produtos exclusivos associados ao projecto fossem pensados para a nossa comunidade. Em troca das contribuições dos nossos leitores para garantir a nossa sustentabilidade, queremos dar mais atenção do que nunca às suas sugestões, críticas e referências.

As Notas do Shifter são o produto onde partilhamos algumas das linhas de raciocínio que nos conduziram editorialmente ao longo do mês, bem como referências com que nos fomos cruzando ao longo do caminho – links e inspirações como as que guardamos nas notas pessoais do nosso telemóvel.

Na nossa primeira edição, lançada em jeito de slow opening, reflectimos sobre um mês passado em quarentena, uma realidade que apesar de nos fechar em casa nos abriu ainda mais para o mundo. Esta nossa segunda edição é uma colectânea das referências e inspirações que nos acompanharam durante os temas que marcaram a actualidade do último mês: dos protestos de Black Lives Matter à problemática do racismo, ao facto de Junho ser o Mês do Orgulho (Pride), à entrevista que fizemos a Jonas Staal e Jan Fermon sobre o projecto “Colectivize Facebook”.

Além dos artigos, vídeos e outros conteúdos que ajudaram a organização dessas nossas peças, temos o segmento de Notas Soltas, onde partilhamos os links que fomos guardando nas nossas notas ou separadores do browser durante o mês de Junho, e os Notáveis, onde salientamos perfis online de personalidades que conhecemos neste período, ou fizeram algo digno de partilha.

Tal como o Podcast Reunião Editorial, que lançámos a semana passada, queremos que os nossos produtos paralelos à editoria que fazemos diariamente no nosso site sejam como canais de transparência convosco, uma forma de dar a conhecer melhor os nossos processos, a forma como tratamos a actualidade e nos organizamos internamente.

As Notas do Shifter são uma das recompensas da nossa campanha de investimento no Patreon, por 5 euros podes ter acesso aos links e perfis que conduziram e influenciaram a nossa redação neste último mês.

Se tens alguma ideia, sugestão ou questão que achas que o Podcast te podem ajudar a conhecer, não hesites em contactar-nos. Se este formato é exclusivo para apoiantes é porque queremos que estes sejam quem melhor nos conhece e acompanha, bem como quem sugere e nos desafia a fazer diferente, a sair da nossa zona de conforto.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt