Estreámos o nosso Podcast! Sabe mais sobre a nossa ‘Reunião Editorial’

O Podcast Reunião Editorial é a primeira recompensa da nossa campanha de investimento no Patreon, por 2 euros podes ganhar lugar entre nós neste encontro exclusivo.

Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Olá e bem-vindxs ao dia em que lançamos a primeira edição do nosso Podcast. Este foi um projecto que desenvolvemos ao longo dos últimos meses, desde que definimos o Podcast como um produto exclusivo para apoiantes do Shifter. Quando lançámos a nossa campanha de investimento, em Abril, dissemo-vos que, tal como os tempos, o Shifter estava a mudar. E porque no momento de lançamento da campanha, quisemos reforçar o compromisso de que estamos nisto juntos – nós e tu, que estás a ler isto – fazia mais sentido do que nunca que os produtos exclusivos associados ao projecto fossem pensados para a nossa comunidade. Em troca das contribuições dos nossos leitores para garantir a nossa sustentabilidade, queremos dar mais atenção do que nunca às suas sugestões, críticas e referências.

Depois do lançamento da primeira edição das Notas do Shifter, o Podcast tornou-se o projecto paralelo à editoria diária do site que tentamos não descurar – quisemos que o conceito fizesse sentido. Por isso, chamámos-lhe Reunião Editorial. Porque o nosso objectivo é que possas saber mais sobre os processos e decisões do Shifter como se estivesses entre nós.

O Podcast é moderado pelo Director Editorial do Shifter, o João Ribeiro, e pela Editora-Chefe, Rita Pinto, para, precisamente, tentarmos reproduzir aquilo que são as nossas reuniões editoriais e dinâmica interna. É um produto mensal, e a principal diferença para as reuniões diárias que temos entre nós é a presença de um convidado. Neste primeiro episódio, o nosso convidado é o Alex Couto, escritor e publicitário, que já fez parte da equipa do Shifter e começa agora a mostrar as suas obras ao mundo, incluindo Nova Lisboa, que lançou no final de 2019.

Criámos vários momentos e rubricas que se repetirão em todos os episódios, como o espaço em que todos partilhamos as nossas Obsessões do mês que passou, a Revista de Imprensa, o segmento em que falamos da Notícia que Gostávamos de Ter Dado (ou Lido), um momento de Entrevista ao convidado, e, para finalizar, as Sugestões Culturais, onde, além de o convidado partilhar uma sugestão de filme, série, livro, disco ou momento artístico, convidamos um membro da nossa equipa para, também ele, deixar os seus conselhos.

Neste primeiro episódio, essa pessoa foi o Pedro Caldeira, que além de ser nosso redactor de música, é produtor musical e foi quem fez os sons que vais poder ouvir ao longo do Podcast, como a abertura ou os separadores.

O Podcast Reunião Editorial é a primeira recompensa da nossa campanha de investimento no Patreon, por 2 euros podes ganhar lugar entre nós neste encontro exclusivo. Acreditamos que esta nova forma de comunicação com a nossa comunidade é um canal imprescindível para estarmos em contacto, e um passo importante numa relação que queremos que seja de transparência. Por isso, queremos convidar-te a comentar e a enviar propostas de temas e entrevistados, para seres parte activa na nossa editoria, e saberes em que é que estás a investir.

Esta é a primeira edição do Podcast Reunião Editorial, um formato que, por estarmos a explorar pela primeira vez, está aberto a reformulações e reinvenções. Se tens alguma ideia, sugestão ou questão que achas que o Podcast te podem ajudar a conhecer, não hesites em contactar-nos. Se este formato é exclusivo para apoiantes é porque queremos que estes sejam quem melhor nos conhece e acompanha, bem como quem sugere e nos desafia a fazer diferente, a sair da nossa zona de conforto.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.