Este site diz-te a que horas podes ver o satélite da Starlink a passar por tua casa

Procurar
Close this search box.

Este site diz-te a que horas podes ver o satélite da Starlink a passar por tua casa

Os satélites da Starlink são altamente visíveis a partir da Terra, pela sua baixa órbita.

A par do desafio de tornar as viagens para o espaço mais acessíveis, e potencialmente comercializáveis, a SpaceX de Elon Musk propôs-se a uma outra aventura. Chama-se Starlink e é um projecto que consiste no lançamento de satélites para criação de constelações artificiais em órbita para prover uma nova rede de internet de baixa latência. No total, a SpaceX espera lançar cerca de 12 mil satélites para este feito, até agora já estão 300 em órbita e a sua presença não passa indiferente.

A visibilidade dos satélites Starlink tem gerado reações para todos os gostos. Os satélites da Starlink são altamente visíveis a partir da Terra, pela sua baixa órbita e, por isso, têm sido alvo de críticos por parte de astrónomos e outros observadores do espaço por poderem comprometer as suas observações. Sendo que a observação especial vive da análise dos contrastes do fundo escuro do céu com os pequenos de luz emitidos por corpos celestes, os astrónomos temem que a poluição visual criada por estes – e por outros satélites privados e comerciais – possa dificultar e muito o seu trabalho. Por outro lado, os entusiastas de Musk e deste seu projecto, têm enchido a internet com capturas fotográficas deste comboio espacial e dicas sobre como o ver.

Com tudo isto surgiram ferramentas que te permite saber onde está o Starlink a cada momento e quando podes ver a partir da janela de tua casa – caso não vivas num sítio com demasiada poluição luminosa. Chama-se findstarlink.com e só precisas de colocar a tua morada no motor de pesquisa do site para que ele te diga quando o satélite passar sobre ti, em que direção e em que condições de visibilidade.

Quer sejas dos que estão preocupados com a poluição luminosa gerada pela nova corrida ou espaço ou dos entusiastas, esta é uma oportunidade de olhares para o céu e testemunhares com os teus próprios olhos as mudanças que o homem provoca a cada dia na terra… e agora no céu.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt