Telegram “ganha” ao regulador russo e aponta agora para China e Irão

Procurar
Close this search box.
Ilustração via Shifter

Telegram “ganha” ao regulador russo e aponta agora para China e Irão

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Dois anos depois, a Rússia desbloqueou o Telegram; Durov pede agora que os "resistentes digitais" concentrem os seus esforços nos países onde a app ainda continua bloqueada.

Criado pelos irmãos Durov, fundadores também do WK – o chamado Facebook Russo –, o Telegram é só mais uma aplicação de mensagens mas ocupa um posicionamento muito especial. Tendo sido fundada pelos irmãos que se viram obrigados a sair da Rússia e a abdicar do seu primeiro projecto, o Telegram faz da resistência digital a formas de censura um dos seus grandes argumentos e, simultaneamente, uma das suas grandes batalhas.

Há dois anos, em 2018, o regulador das telecomunicações russo anunciou que só permitiria que a app continuasse em funcionamento se partilhasse com as instituições russas a chave de encriptação das mensagens trocadas pelos milhares de utilizadores. Os responsáveis pelo Telegram rejeitaram liminarmente a exigência e a app acabou por ser banida. O caso levou milhares de russos às ruas, nomeadamente numa simbólica manifestação em que se atiraram aviões de papel – símbolo do Telegram – mas, sabe-se entretanto, ainda levou mais milhares (milhões) a registar-se na aplicação.

https://shifter.sapo.pt/2019/03/moscovo-manifestacoes-internet/

Durov mantém um contacto regular com os utilizadores da aplicação Telegram através do seu canal de mensagem. Foi por lá que fez saber que desde o bloqueio oficial da aplicação, promovido em Maio de 2018, a base de utilizadores não diminui, como previsto, tendo, pelo contrário duplicado desde então. A explicação para o fenómeno está no facto de a comunidade de Telegram promover a chamada Digital Resistance, isto é, tácticas para resistir às exigências governamentais impostas. Esta resistência, neste caso específico contra a suspensão da app, passou pela criação de servidores proxy que escondiam o tráfego da aplicação, contornando o bloqueio aplicado pelo regulador aos IPS dos servidores onde esta está alojada. Mas agora chegou ao fim.

A Roskomnadzor, o regulador russo para as telecomunicações e tecnologias de informação, tem um novo director que numa das suas primeiras intervenções decidiu levantar o bloqueio ao Telegram, procurando reflectir na lei o que se vive na realidade. A justificação dada em 2018 era a de que a aplicação poderia servir para preparar ataques terroristas, mas uma mensagem de Durov no seu canal russo terá dado o sinal de que o regulador precisava para mudar o enquadramento. Nessa mensagem, o responsável do Telegram falou sucintamente do que a sua empresa tem feito e da experiência de seis anos noutros países. A nota do regulador lê-se especificamente como resposta, como que dando um voto de confiança a Durov pela sua promessa na luta ao terrorismo e outras formas de extremismo. Começa assim:

Consideramos positiva a prontidão expressa pelo fundador do Telegram para combater o terrorismo e o extremismo.”

Na tal mensagem de Durov, onde é anunciada a vitória sobre o regulador russo, o fundador e porta-voz da aplicação lembra que a resistência digital não termina. Em vez disso, pede a quem colaborou para desbloquear o Telegram na Rússia para concentre os seus esforços nos países onde a aplicação ainda continua bloqueada, como a China ou Irão, alertando de resto para a possibilidade de outros países seguirem o exemplo destes e bloquearem aplicações focadas em privacidade como diz ser o caso do Telegram.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt