Mark Zuckerberg e a análise fotográfica em “Estudos Zuckerbergianos”

O California Review of Images and Mark Zuckerberg é um projecto muito peculiar que publica análises carregadas de detalhes e referêcnias a fotografias do fundador do Facebook.

Composição de Shifter
 
Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

As fotografias de Mark Zuckerberg são estranhas. O criador de uma das maiores tecnológicas do planeta – e um dos homens mais ricos do mundo – é gozado por ter um aspecto robótico mas ao mesmo tempo tentar parecer mais humano. Zuckerberg, um dos homens mais poderosos do mundo, tornou-se num meme e, se não estás a par, basta pesquisares na web para perceberes do que estamos a falar.

Recentemente, uma foto de Zuckerberg a surfar numa prancha eléctrica no Hawaii tornou-se viral por diferentes motivos: o rabo que ninguém conhecia do multimilionário de 36 anos, a cara branca de protector solar em excesso e comparações com a cultura pop – desde à personagem fictícia Joker ao fantasma de Spirited Away, à comédia Mrs. Doubtfire de 1993 com Robin Williams ou a um mero mimo (como aquele do anúncio da TMN) [* ver tweets no final do artigo].

“Enquanto que a maioria de nós é relativamente impotente em relação às políticas e práticas do Facebook, um meme que goza com o seu CEO por parecer ridículo é uma maneira de tentar reivindicar poder sobre ele”, disse Li Cornfeld, à revista Motherboard. Li é colaboradora no California Review of Images and Mark Zuckerberg, um projecto muito peculiar que publica análises académicas a fotografias do fundador do Facebook. Até ao momento existem dois volumes publicados, um em 2017 e outro em 2018, e quem achar que os comentários às imagens são simples e superficiais recomendamos uma visita à página do projecto. Cada texto, alusivo a uma ou mais fotos, está carregado de contextos, referências, análises e detalhes que escapam ao nosso olho pouco treinado.

Captura de ecrã via California Review of Images and Mark Zuckerberg

O California Review of Images and Mark Zuckerberg foi co-criado e é editado por Tim Hwang, um jovem empresário norte-americano. À Motherboard, Tim referiu sobre a imagem do CEO do Facebook a surfar o seguinte: “Esta imagem é aquilo em que no campo dos Estudos Zuckerbergianos apelidamos de ‘um raro Zuck’: um episódio em que por um lado um homem normal tenta garantir que não apanha uma queimadura, e por outro lado que capta algo mais estranho e sombria: olhos sombrios, uma máscara de rosto e uma prancha eléctrica de última geração.”

Captura de ecrã via California Review of Images and Mark Zuckerberg
Captura de ecrã via California Review of Images and Mark Zuckerberg
Captura de ecrã via California Review of Images and Mark Zuckerberg

Acrescentou: “Parte do que torna o Zuck um assunto tão interessante em termos de fotografia é ele ficar perpetuamente preso entre o sonho de tentar ser uma pessoa normal e a realidade estranha e algo sinistra de ser um dos multimilionários mais poderosos do mundo.”

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.