Explora mais de 700 minerais nesta ilustração interativa com desenhos do séc. XIX

Explora mais de 700 minerais nesta ilustração interativa com desenhos do séc. XIX

British & Exotic Mineralogy é uma mega-ilustração interativa que incentiva os amantes de arte e ciência a fazer 'zoom in' para explorar e a conhecer 718 minerais através das ilustrações de James Sowerby, um naturalista e mineralogista britânico do início do século XIX.

Chama-se British & Exotic Mineralogy é uma mega-ilustração interativa que incentiva os amantes de arte e ciência a explorar e a conhecer 718 minerais através das ilustrações de James Sowerby, um naturalista e mineralogista britânico do início do século XIX. O artista de dados e web designer Nicholas Rougeux desenhou a experiência ao longo de quatro meses usando as ilustrações de Sowerby. “O detalhe e o cuidado com que estas ilustrações foram criadas são incríveis e merecem um exame mais detalhado”, diz, no site onde apresenta o seu trabalho. Nesse mesmo site, os utilizadores podem ampliar para inspecionar cada mineral e clicar nele para acederem a uma descrição detalhada.

Sowerby publicou estas ilustrações coloridas de minerais encontrados na Grã-Bretanha e em “terras exóticas” entre 1802 e 1817. Cada uma delas foi acompanhada por breves descrições, compiladas depois nos vários volumes dos livros British Mineralogy e Exotic Mineralogy. Para criar a colagem interativa, Rougeux restaurou meticulosa e digitalmente cada ilustração e categorizou todas por cor. No total, são 718 minerais, 2.242 desenhos.

A experiência final permite que os utilizadores satisfaçam a sua curiosidade sobre o tema, como se de um museu temático se tratasse. Podes clicar numa amostra, e uma ilustração ampliada aparecerá, com o nome e descrição do mineral em questão, e podes ainda consultar um índice muito útil para aspirantes a geólogos. O projeto de Rougeux usa a estética elegante do design moderno da web para dar vida ao trabalho de Sowerby, 200 anos depois da sua publicação inicial – British & Exotic Mineralogy é uma experiência imersiva que reúne geologia, história, ilustração e design, que liga o presente ao passado, com a mesma perícia e detalhe, dois séculos depois. A ilustração final pode ainda ser encomendada em formato póster, com vários tamanhos e preços.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Rita Pinto

    A Rita Pinto é Editora-Chefe do Shifter. Estudou Jornalismo, Comunicação, Televisão e Cinema e está no Shifter desde o primeiro dia - passou pela SIC, pela Austrália, mas nunca se foi embora de verdade. Ajuda a pôr os pontos nos is e escreve sobre o mundo, sobretudo cultura e política.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt