Explora mais de 700 minerais nesta ilustração interativa com desenhos do séc. XIX

Procurar
Close this search box.

Explora mais de 700 minerais nesta ilustração interativa com desenhos do séc. XIX

British & Exotic Mineralogy é uma mega-ilustração interativa que incentiva os amantes de arte e ciência a fazer 'zoom in' para explorar e a conhecer 718 minerais através das ilustrações de James Sowerby, um naturalista e mineralogista britânico do início do século XIX.

Chama-se British & Exotic Mineralogy é uma mega-ilustração interativa que incentiva os amantes de arte e ciência a explorar e a conhecer 718 minerais através das ilustrações de James Sowerby, um naturalista e mineralogista britânico do início do século XIX. O artista de dados e web designer Nicholas Rougeux desenhou a experiência ao longo de quatro meses usando as ilustrações de Sowerby. “O detalhe e o cuidado com que estas ilustrações foram criadas são incríveis e merecem um exame mais detalhado”, diz, no site onde apresenta o seu trabalho. Nesse mesmo site, os utilizadores podem ampliar para inspecionar cada mineral e clicar nele para acederem a uma descrição detalhada.

Sowerby publicou estas ilustrações coloridas de minerais encontrados na Grã-Bretanha e em “terras exóticas” entre 1802 e 1817. Cada uma delas foi acompanhada por breves descrições, compiladas depois nos vários volumes dos livros British Mineralogy e Exotic Mineralogy. Para criar a colagem interativa, Rougeux restaurou meticulosa e digitalmente cada ilustração e categorizou todas por cor. No total, são 718 minerais, 2.242 desenhos.

A experiência final permite que os utilizadores satisfaçam a sua curiosidade sobre o tema, como se de um museu temático se tratasse. Podes clicar numa amostra, e uma ilustração ampliada aparecerá, com o nome e descrição do mineral em questão, e podes ainda consultar um índice muito útil para aspirantes a geólogos. O projeto de Rougeux usa a estética elegante do design moderno da web para dar vida ao trabalho de Sowerby, 200 anos depois da sua publicação inicial – British & Exotic Mineralogy é uma experiência imersiva que reúne geologia, história, ilustração e design, que liga o presente ao passado, com a mesma perícia e detalhe, dois séculos depois. A ilustração final pode ainda ser encomendada em formato póster, com vários tamanhos e preços.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Rita Pinto

    A Rita Pinto é Editora-Chefe do Shifter. Estudou Jornalismo, Comunicação, Televisão e Cinema e está no Shifter desde o primeiro dia - passou pela SIC, pela Austrália, mas nunca se foi embora de verdade. Ajuda a pôr os pontos nos is e escreve sobre o mundo, sobretudo cultura e política.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt